Permeabilidade e condução de água pelo solo
Estudos sobre como a alterações na arquitetura dos poros do solo influenciam a permeabilidade de pequenos agregados ainda são escassos na literatura científica. Estes agregados afetam a dinâmica da água principalmente na escala intra-agregada dos poros. Assim, a investigação das propriedades do espaço intra-agregado dos poros torna-se crucial para a compreensão do transporte de matéria e energia no solo.
O artigo intitulado “How can pore characteristics of soil aggregates from contrasting tillage systems affect their intrinsic permeability and hydraulic conductivity?” concentra-se na análise da permeabilidade e condutividade hidráulica de pequenos agregados do solo submetidos a diferentes tipos de manejo (plantio direto, cultivo mínimo, plantio convencional e floresta secundária). Os agregados foram analisados por meio da técnica de Tomografia Computadorizada de Raios X.
O artigo é assinado pelas Dras. Talita R. Ferreira e Nathaly L. Archilha, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e pelos Profs. Drs. Fábio A.M. Cássaro e Luiz F. Pires, do grupo FASCA.
O artigo pode ser baixado clicando neste link
Esse estudo foi financiado pela Capes por meio de bolsa de pós-graduação (TRF) e pelo CNPq por meio de bolsa de produtividade em pesquisa (LFP). O projeto também contou com o apoio do CNPEM.