Pesquisa sobre granulometria do solo

Pesquisa sobre granulometria do solo

https://ade.group/particle-size-distribution-analysis/

O artigo intitulado “QUANTITATIVE AND QUALITATIVE CHARACTERIZATION OF THE GRANULOMETRY OF AN INCEPTISOL” publicado recentemente na revista Química Nova apresenta a caracterização das diferentes frações do solo utilizando técnicas modernas de análise. A granulometria do solo é vital para a formação de sua estrutura, uma vez que os diferentes componentes granulométricos do solo irão atuar na formação de agregados.

Embora a literatura apresente diversos estudos confirmando a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) como uma técnica rápida e eficiente para avaliar a morfologia dos minerais do solo, ainda é difícil encontrar imagens que comprovem a morfologia natural, ou seja, imagens obtidas de solos sem tratamento químico ou que não tenham sido submetidos a processos de separação e purificação. Neste sentido, este estudo apresenta uma análise detalhada da estrutura dos minerais do solo por análise de imagens.

Os resultados obtidos neste estudo fornecem evidências de que diferentes técnicas de análise podem ser utilizadas na caracterização das frações do solo. Desta forma, mostramos que é possível desenvolver rotinas experimentais para uma caracterização mais representativa das diferentes frações do solo.

Esse estudo foi parcialmente financiado pela Capes e CNPq.

Skip to content