Projeto aprovado na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

O pesquisador Prof. Dr. Luiz F. Pires recentemente aprovou o projeto intitulado “Microtomografia na caracterização do sistema poroso de solos sob integração lavoura-pecuária” junto a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O projeto foi selecionado no Edital 01/2022 que envolve a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. A área na qual o projeto está vinculado na CNEN envolve o uso de tecnologias nucleares no meio ambiente.

Nesse edital o Prof. Pires aprovou uma bolsa de mestrado com duração de 24 meses. Desta forma, a bolsa obtida irá complementar outras bolsas já existentes no Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física da UEPG. No entanto, é válido ressaltar que a bolsa estará disponível pelo período de desenvolvimento do projeto, que será de 24 meses.

Este é a segunda vez que o Prof. Pires é contemplado com bolsas da CNEN. Em 2011 foram aprovados dois projetos de pesquisa resultando na implementação de uma bolsa de mestrado (beneficiária Sabrina Passoni) e uma bolsa de doutorado (beneficiária Jaqueline A.R. Borges). Ambos os trabalhos resultaram em várias publicações científicas e em um trabalho de cooperação internacional com o Dr. Richard Heck da Universidade de Guelph (Canadá), onde a estudante de doutorado Jaqueline Borges, na época, desenvolveu parte de seu trabalho de tese com auxílio da Capes (PDSE).

O projeto aprovado atualmente visa a caracterização micromorfológica do solo na escala de micrômetros utilizando imagens tridimensionais. Os resultados obtidos serão vitais para verificar a qualidade física do solo e definir que tipos de usos e manejos deste meio poroso são os mais adequados e benéficos para o uso sustentável deste importante recurso natural. Com base nos resultados obtidos espera-se uma caracterização mais realista da estrutura do solo e como ela pode atuar na dinâmica da água e solutos, fato que pode conduzir em um uso mais racional dos recursos hídricos.