#9 Revisitando os trabalhos do FASCA: Processamento de Imagens
A análise micromorfológica das propriedades do sistema poroso do solo é fundamental para a compreensão de muitos dos processos que envolvem a retenção e movimento de água no solo. No entanto, a análise de propriedades micromorfológicas do solo requer o uso de programas de processamento de imagens. Muitos desses programas são pagos, o que inviabiliza a realização de pesquisas na área.
O artigo intitulado “Soil Pore Characterization Using Free Software and a Portable Optical Microscope”, publicado na revista Pedosphere, apresenta o uso do programa ImageJ na caracterização do sistema poroso de um solo arenoso. Os resultados obtidos mostram que o programa utilizado permitiu a caracterização do sistema poroso do solo com sucesso. Os dados da distribuição de poros por tamanho e formato calculados são cruciais para garantir uma quantidade de água disponível para as plantas e o bom desenvolvimento do sistema radicular do solo.
Essa pesquisa foi parcialmente financiada pelo CNPq. Assinam o artigo o Prof. Dr. Luiz F. Pires, a Dra. Sabrina Passoni, o Dr. Fernando Borges e o Dr. André B. Pereira (Departamento de Solos/UEPG). Na época da publicação do artigo os dois autores intermediários eram estudantes de mestrado financiados pelas Capes.