Simulação da infiltração de água em meios porosos
Recentemente pesquisadores do FASCA publicaram o artigo intitulado “A Unified Algorithm for the Young–Laplace Method Applied to Porous Media” no Brazilian Journal of Physics.
Os algoritmos baseados na equação de Young-Laplace para simular o fluxo capilar têm sido usados na pesquisa de meios porosos há mais de duas décadas. No entanto, a falta de uma descrição matemática uniforme dificulta uma aplicação mais ampla desses algoritmos, além de impedir sua comparação. Depois de realizar uma análise detalhada das publicações mais importantes na área, propomos um algoritmo unificado. Essa estrutura resultante é capaz de lidar com quatro situações físicas distintas: drenagem e imbibição com fluido de deslocamento compressível ou incompressível. Além disso, não há restrições quanto à geometria ou à distribuição inicial do fluido utilizado. O algoritmo proposto pode simular molhabilidade variável ou mista, inclusive para imbibição, o que ainda não foi descrito na literatura. Por fim, no final do manuscrito, fornecemos um código C++ de código aberto eficiente para o algoritmo unificado proposto e também muitos exemplos de seu uso.
O artigo conta com a participação de pesquisadores de diferentes instituições e trata de um tema importante para o entendimento dos processos de retenção e movimento de água no solo.