Pingo, uma gotinha rumo ao mar
Grupo de Teatro Científico da UEPG (Ponta Grossa/PR)
09/11 – domingo – 16h – Sesc Estação Saudade
11/11 - terça-feira - 10h - CAIC
Classificação: livre
Duração: 45 min
Sinopse: Pingo é uma pequena e sonhadora gotinha d'água que nasceu como orvalho em uma folha de grama. Ao ouvir histórias sobre lugares distantes, Pingo parte em uma aventura para conhecer o mundo, passando para uma poça, um riacho e um grande rio, até chegar ao mar. ‘Pingo, uma gotinha rumo ao mar’ tenta apresentar, de forma lúdica, o ciclo das águas, mas alguma coisa está fora do lugar: nada mais é como nas histórias que Pingo ouviu.
Ingressos: gratuito - distribuição antecipada no SAC do Sesc Estação Saudade

A que faz
Grupo de Teatro Científico da UEPG (Ponta Grossa/PR)
10/11 – segunda-feira - 10h – Escola
Classificação: livre
Duração: 50 min
Sinopse: ‘A que faz’ propõe uma imersão na saga de mulheres cientistas a partir do ponto de vista de uma menina, de uma mulher e de uma senhora. A história se passa na cidade fictícia de 'Não é Aqui', com uma narrativa não linear que conta a trajetória de mulheres cientistas ao longo de 50 anos. As mulheres são as protagonistas de ciclos que, em vez de se repetir, se modificam. Alguns ciclos se modificam na memória, ressignificando uma existência; outros se modificam pela ação intencional e aquilo que dela resulta, redesenhando trajetórias. Afinal, o que faz uma mulher cientista?
Apresentação voltada a alunos e professores.

Coração em chagas
Grupo de Teatro Científico da UEPG (Ponta Grossa/PR)
10/11 – segunda-feira - 14h – Escola
Classificação: 12 anos
Duração: 55 min
Sinopse: ‘Coração em Chagas’ apresenta, por meio de um olhar histórico, artístico, científico e, acima de tudo, humano, um cientista (Carlos Chagas) e suas descobertas. O contexto social e a vida cotidiana são a fonte de conhecimento para cientistas que amam, acima de tudo, as pessoas. Na trama, a temática da doença de Chagas é apresentada, também, por meio de pesquisas de mulheres cientistas que investigam esse tema na UEPG. Através da peça teatral, o conhecimento científico sobre a doença de Chagas é apresentado, enfatizando aspectos sociais e culturais que podem desencadear novas doenças.
Apresentação direcionada a alunos e professores.

O dia em que o brócolis salvou a Terra
Neperfekta Coletivo Artístico (Matinhos/PR)
10/11 – segunda-feira - 15h – CAIC
Classificação: livre
Duração: 45 min
Sinopse: A peça conta a história de Juliana Ney, uma menina atrapalhada e debochada que odeia comer qualquer alimento saudável. Mal sabia ela que por conta desses pequenos maus hábitos alimentares o destino do planeta Terra agora corre grande perigo. O espetáculo aborda questões como consumo e produção de alimentos, melhores hábitos alimentares e socioambientais, além de trazer conceitos básicos de saúde, teatro, educação e meio ambiente.
Apresentação voltada aos alunos e professores do CAIC.

Sete ensaios depois do fim do mundo
Grupo de Teatro Científico da UEPG (Ponta Grossa/PR)
11/11 – terça-feira - 18h – UTFPR
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min
Sinopse: Uma sala de universidade parece ser, inexplicavelmente, o último ambiente que restou depois do fim do mundo. Presos nesta sala e tentando entender o que houve, estão um aluno e sua orientadora. Livremente inspirado na obra de Ailton Krenak, ‘Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo’ apresenta uma alegoria sobre nossa história e nossos dias. O que podemos fazer quando o céu pesa sobre nós?
Ingressos: gratuito - por ordem de chegada.

