Bacharelado em Geografia, Mestrado em Gestão do Território, Doutorado em Geografia e Bacharelado em Química Tecnológica realizam mapeamento da Morfologia Urbana e avaliam a qualidade das águas no município.

Entre os dias 16 e 18 de Outubro de 2023, o docente e Coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia, Professor Marcio Jose Ornat, e discentes do Curso de Bacharelado em Geografia (Ademilson Sales de Lima, Cleide Mara Lúcia Carneiro, Elaine Cristina Fiquer Venâncio, Gabriel Eiki Rocha Camargo, Kamila Cristina de Oliveira Antunes, Maria Cristina Piotrovski, Murilo Henrique de Brito), discentes do Mestrado em Gestão do Território (Adriano Kapp Junior, Andriéli Gmach, Gabriela da Silva Olympio, Hueinem Machado, Lidiane Peres) e do Doutorado em Geografia (Danilo Henrique Divardin), os discentes do Bacharelado em Química Tecnológica (Amanda Aparecida de Jesus, Beatriz Vieira Harmatiuk, Gabriely Cristiny Braga, Jhonata Cristian Fagundes, Lorena do Rocio Gebeluca e Lucas Fiorese), a Geógrafa Judite Bueno de Camargo e o Geógrafo Saras Resende Paula estiveram na cidade de Cerro Azul trabalhando em duas frentes, relacionadas à revisão do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul, Paraná.

Segundo o Professor Marcio Ornat, o mapeamento da morfologia urbana visa estudar os aspectos físicos da forma, da estrutura e da composição da cidade (características das edificações e tipos de uso), informações estas essenciais para a Revisão do Plano Diretor de Cerro Azul, objeto do Convênio realizado entre a UEPG e o Município de Cerro Azul, do qual são coordenadores ele e a Profa. Dra. Andrea Tedesco.

Segundo ele, a outra frente de trabalho desta viagem foi a coleta de amostras de água das bacias hidrográficas do Rio do Rocha, Rio Mato Preto, Rio Ponta Grossa, Rio Bonsucesso, Rio São Sebastião, Rio Bomba e Rio Lageado Grande. Estas coletas visam a execução do Convênio estabelecido entre a UEPG e o Município de Cerro Azul que objetiva realizar a caracterização hidroambiental como indicador da qualidade da água de nascentes do município de Cerro Azul, Paraná, convênio este coordenado pela Professora Dra. Patrícia Los Weinert e por ele.

O trabalho de campo foi finalizado com a coleta de amostras de solo e chorume do “lixão” de Cerro Azul e de água de um riacho localizado no seu entorno, e a realização de aerofotolevantamento da sua área.

Completando toda a atividade, toda a equipe participou de uma reunião na Prefeitura de Cerro Azul, com o Professor Aldo Bona, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, o Prefeito do Município de Cerro Azul, Sr. Patrik Magari, Secretários de Governo da Prefeitura de Cerro Azul e o grupo de Discentes e Docentes Integrantes do Projeto Rondon Cerro Azul 2023, executadas pela UNESPAR e UNIOESTE.

Durante a Reunião, discutiu-se sobre a importância e as contribuições da extensão universitária para a formação dos estudantes e a contribuição dessas atividades para a sociedade, e a força das Universidades Paranaenses, como exemplo a UEPG, UNESPAR e UNIOESTE para a transformação da realidade paranaense.