Em 18/12/2021

Foi realizado no dia 18/12/2021, às 9 horas, nas dependências do Centro Comunitário de Cerro Azul “Bernardo Von Müller Berneck”, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, a 1ª Audiência Pública de Lançamento da Revisão do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul, Paraná (2022 – 2032).

O evento contou com a palestra do Geógrafo Marcio Jose Ornat, Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O Professor Marcio, em conjunto com a Professora Andrea Tedesco,  é Coordenador do Convênio de Cooperação Técnica-Científica que entre si celebraram a Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Município de Cerro Azul, com vistas a realização da Revisão do Plano Diretor Participativo deste município.

Na sua palestra, o Professor Marcio Jose Ornat tratou sobre “O Plano Diretor Participativo do Município de Cerro Azul (2022 – 2032)”, quando abordou a trajetória desenvolvida através das reuniões do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 917 / 2021, que nomeou a equipe para exercer a revisão, execução e acompanhamento do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul.

Na sequência, o Professor Marcio Jose Ornat tratou sobre a compreensão do Plano Diretor, que de acordo com a Constituição Federal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Segundo sua fala, esta lei é de competência municipal, devendo conter os aspectos físicos, aos aspectos econômicos e os aspectos sociais que são desejados pela coletividade do município.

O segundo momento de fala do Professor Marcio Jose Ornat esteve relacionado a metodologia para exercer a revisão, a execução e o acompanhamento do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul que a equipe elaborou nas discussões realizadas nos dias 05/10/2021, 05/11/2021, 18/11/2021 e 02/12/2021.

Finalizada a palestra do Prof. Marcio, o Sr. Alexandre Dantas Brighetti tomou a palavra, abrindo para questionamentos e esclarecimentos da plenária presente.

Após a realização de todas as manifestações dos presentes, o Sr. Alexandre Dantas Brighetti, em regime de votação, submeteu para aprovação a Proposta de Metodologia para Revisão do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul. Com a manifestação por indicação de cartão verde de 31 presentes, por UNANIMIDADE, a Proposta de Metodologia para Revisão do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul foi APROVADA, e após declarando iniciado os trabalhos do Plano Diretor Participativo de Cerro Azul, Paraná.