Convênio entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Município de Doutor Ulysses realiza mapeamento da sua Morfologia Urbana e o Aerofotolevantamento do seu perímetro urbano, orientado a revisão do Plano Diretor Participativo

Entre os dias 10 e 12 de novembro de 2023, Pesquisadores do Grupo GeoCidades, docentes e discentes da UEPG, do Curso de Bacharelado em Geografia, do Doutorado em Geografia e do Curso de Tecnologia em Mineração – UaB (Polos Cerro Azul e Rio Branco do Sul) estiveram no município de Doutor Ulysses, para a realização do mapeamento da morfologia urbana e o aerofotolevantamento do perímetro urbano, orientado a revisão do seu Plano Diretor Participativo.

O trabalho foi iniciado na manhã do dia 10 de novembro de 2023, na cidade de Curitiba, com um treinamento oferecido pela Empresa HubGeo, sobre a Tecnologia GNSS, o receptor GNSS GeoMax e o software X-PAD.

“Entre os dias 11 e 12 de novembro a equipe foi organizada em duas frentes de trabalho, uma delas responsável pela realização do aerofotolevantamento da área urbana de Doutor Ulysses, enquanto outra equipe realizou o levantamento das características da morfologia urbana municipal”, como conta um dos coordenadores do convênio, Professor Marcio Ornat.

Segundo ele, “o objetivo da utilização do GNSS GeoMax foi o de georreferenciarmos com precisão milimétrica pontos de controle, que quando imagenados pelo Drone Mavic Air 2 durante o aerofotolevantamento, possibilitarão a produção de uma ortofoto da área urbanizada de Doutor Ulysses”.

Resumidamente, uma ortofoto é uma imagem georreferenciada de uma área, ou seja, que tem coordenadas geográficas definidas. Para o Professor Marcio Ornat, o produto deste trabalho será fundamental para o mapeamento das quadras e lotes urbanas e para outras atividades que forem demandas pela revisão do Plano Diretor Participativo de Doutor Ulysses, Paraná.

Para o levantamento da morfologia urbana, foi utilizado o aplicado MyMaps. Segundo Saras Resende de Paula e Judite Bueno de Camargo, Geógrafos participantes deste projeto, o “My Maps é um serviço do Google no qual podemos criar e personalizar levantamentos cartográfricos que temos realizado. A partir do preenchimento online do projeto que estruturamos, levantamos com coordenadas geográficas as características principais das edificações urbanas, como a existência de recuo frontal e lateral, tipo de construção, número de pavimentos, tipo de uso e demais informações da edificação”.

Para eles, esta informação é fundamental para que se possa realizar o mapeamento de uso e ocupação do solo urbano de Doutor Ulysses, relacionado ao padrão de ocupação, com sua tipologia de densidade.

Estas informações possibilitarão a definição das diretrizes de (re)ordenamento territorial, considerando a realidade diagnosticada e os objetivos definidos, compreendendo o macrozoneamento municipal, o perímetro urbano e as áreas de expansão urbana, o macrozoneamento urbano e rural, o uso e ocupação do solo e o zoneamento – com destaque das áreas para o desenvolvimento de atividades econômicas, sistema viário e o parcelamento do solo urbano.

Registros: