O projeto “Selo Socioambiental Produtos da Agrofloresta Faxinalense: Capacitação sociotécnica e empoderamento jurídico para a inclusão social e geração de renda em comunidades rurais faxinalenses do Paraná” foi recentemente aprovado no edital Universidade Sem Fronteiras 03/2016 da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná.
O projeto tem por objetivo aviabilizar propostas concretas de inclusão social para o desenvolvimento sustentável de comunidades faxinalenses em situação de vulnerabilidade socioterritoriais.
Tratando-se de um projeto Interdisciplinar de Pesquisa e extensão, o interconexões contará com parceiros institucionais para a viabilização da proposta.
A Proex-UEPG, A Rede CASLA-CEPIAL, o Ministério Público do Paraná são alguns dos parceiros que atuarão no sentido de concetizar os objetivos específicos do projeto.
Segundo Nicolas Floriani, coordenador da proposta, especificamente, o projeto de inclusão social buscará promover cursos de capacitação sociotécnica em agrofloresta agroecológica e processamento dos produtos alimentícios não madeiráveis da agroflorestal tradicional faxinalense.
A regularização contábil e jurídica das associações comunitárias também é uma etapa importante do projeto. A finalidade da proposta é viabilizar arranjos institucionais que permitam desencadear novos circuitos de comercialização solidária a partir da certificação participativa entre faxinalenses, cujo símbolo é o Selo de Produtos da Agrofloresta Faxinalense.