O GPI-UEPG-CNPQ esteve em campo nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2019 para acompanhar o primeiro mutirão da Rede SAPE, (re)desenhar os Sistemas Agroflorestais e Quintais Agroecológicos e elaborar o perfil etnopedológico dos agricultores tradicionais e rurais.
Acompanhou-se a prática do mutirão realizada pelos integrantes da Rede SAPE para a montagem da Estuda de hortaliças e árvores nativas, recursos do Projeto de Pequisa (Universal CNPQ 2016) “Das Territorialidades Tradicionais às Territorializações da Agroecologia: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza em Comunidades Rurais Tradicionais do Paraná”;
Realizou-se o desenho dos Sistemas Agroflorestais e/ou Quintais Agroecológicos em 09 propriedades agrícolas (Campo Largo-PR) na Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos e Comunidade Rural Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa-PR).
Pode-se acompanhar e participar de um segundo mutirão, realizado entre alguns integrantes da Rede SAPE na roça de feijão, na atividade de “malhar feijão”.
Também observou-se e registrou-se a dinâmica cotidiana durante a atividade de abatimento de porco, com a manipulação da carne e o seu processamento; colheita de milho e atualização do calendário agrícola e rotação de culturas.
No local registrou-se o andamento das obras de construção de algumas das 14 moradias das famílias quilombolas que foram contempladas com recursos de programa governamental, resultado do cadastro realizado durante as atividades do Grupo de Trabalho Clóvis Moura.
O GPI-UEPG-CNPQ agradece a colaboração dos moradores durante as atividades em campo.