Em Estágio Pós-doutoral do PPGEO-UEPG, docente da IFPR desenvolve pesquisas na Comunidade Caiçara de Guaraguaçu – Pontal do Paraná/PR

O Prof. Dr. Antonio Marcio Haliski, docente do IFPR/Campus Paranaguá, em estágio pós-doutoral pelo PPGEO-UEPG sob supervisão do Prof. Dr. Nicolas Floriani, desenvolveu durante o ano de 2018 seu projeto de pesquisa na Comunidade Caiçara de Guaraguaçu em Pontal do Paraná-PR. A pesquisa integra o projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq (Universal 2016), intitulado ¨Das territorialidades tradicionais à territorialização da agroecologia: saberes, práticas e políticas de natureza em três comunidades rurais paranaense¨.

As atividades desenvolvidas na comunidade caiçara foram coordenadas pelo Prof. Dr. Antonio Marcio Haliski, motivado pela problemática de um rural invisibilizado comportando 200 famílias. A metodologia consistiu primeiramente em reuniões pontuais com os sujeitos que se faziam presentes para discutir sobre a proposta de pesquisa e do projeto do cnpq. Posteriormente em uma das reuniões utilizou-se a organização da árvore de problemas para criar estratégias para atingir os objetivos propostos.

A projeção da comunidade centralizou-se sobre as práticas agroecológicas de cultivo, sem no entanto, deixar de lado as demandas comunitárias como a  reativação da associação de moradores, o desenvolvimento do turismo de base comunitário, as atividades de cultura e lazer, as melhorias na saúde com o estímulo de práticas medicinais alternativas – ervas medicinais, e saneamento.

As atividades foram centralizadas em oficinas temáticas (proteção e fertilidade dos solos, microorganismos eficientes e compostagem), visitas e levantamento das potencialidades  das propriedades, construção de um selo comunitário, levantamento com mapeamento dos pontos turísticos e organização de eventos – Caminhada da Natureza, o Encontro Acadêmico-comunitário: Saberes Geoecológicos Tradicionais e Diversidade Socioterritorial e mesas em eventos acadêmicos.

As pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Antonio Marcio Haliski terão continuidade no presente ano com foco no Turismo comunitário.

.

 

Skip to content