Projeto de Extensão – Visitas Monitoradas – Agendamento

PROJETO LABCLIMEAM

Trata-se de um projeto de prestação de serviço extencionista, que tem por finalidade viabilizar a realização de visitas monitoradas na Estação Meteorológica do LABCLIMEAM – Laboratório de Climatologia e Estudos Ambientais, para a realização de ensino, pesquisa e extensão, por parte da comunidade interna e externa.

Este projeto está vinculado ao LABCLIMEAM – Laboratório de Climatologia e Estudos Ambientais do Departamento de Geociências e tem como objetivo divulgar a Climatologia e a Meteorologia, proporcionando a sociedade, principalmente, aos estudantes de todos os níveis de ensino a oportunidade de participar de visitas monitoradas à Estação Meteorológica, onde poderão observar como são registrados os dados meteorológicos e ter acesso aos mais diferentes temas da Climatologia e Meteorologia. Os visitantes poderão observar dois tipos de estação, uma Automática, onde são registrados os dados que serão disponibilizados a comunidade e utilizados nas pesquisas e a Convencional, que funcionará como um minimuseu de meteorologia, no qual apenas alguns instrumentos serão utilizados para registro de dados, mas a mesma possibilitará entender como eram registrados os dados meteorológicos do passado e em alguns casos, ainda no presente.

A Estação Meteorológica do LABCLIMEAM – DEGEO – UEPG instalada no Campus de Uvaranas, tem por finalidade constituir um espaço de registro de dados para subsidiar projetos de pesquisa do laboratório e funcionar como ferramenta pedagógica para aulas das disciplinas de Climatologia, assim como um espaço de visitação para a comunidade em geral, a qual terá a oportunidade de ver e ouvir explicações sobre as funcionalidades de instrumentos e sensores utilizados na Climatologia. Desta forma, utilizar a Estação Meteorológica como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão é a principal premissa do presente projeto de extensão.

AGENDAMENTO DE VISITAS MONITORADAS

A Estação Meteorológica do LABCLIMEAM – DEGEO – UEPG está situada no Campus Uvaranas em Ponta Grossa (PR) e atende todos os públicos.

Está aberta para visitação gratuita, de terça-feira a sexta-feira das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

As visitas monitoradas terão duração de 1 h, sendo 30 min de uma apresentação, envolvendo a Estação Meteorológica Automática e 30 min de prática para conhecer os instrumentos da Estação Meteorológica Convencional e sensores da Automática, funcionamento e como são registrados os dados meteorológicos.

Limite de participantes por grupo: 30 pessoas.

Agendamentos de grupos, universidades, colégios e escolas para visitas monitoradas devem ser feitos pelo email:

projeto.labclimeam@gmail.com
labclimeam.uepg@gmail.com

Localização da Estação Meteorológica do LABCLIMEAM
Universidade Estadual de Ponta Grossa – CAMPUS UVARANAS
Endereço: Avenida Carlos Cavalcanti, 4748 (em frente ao Centro Integrar, antigo PDE)
Ponta Grossa – Paraná
Coordenadas Geográficas: latitude 25º 05′ 46″ sul e longitude 50º 06′ 22″ oeste  Altitude (msl) 909,11 m