Pesquisadores de Climatologia Geográfica da Região Sul do Brasil realizaram evento em Curitiba para a criação da Rede Climas Subtropicais

No dia 10 de dezembro de 2019 ocorreu nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o I Encontro da Rede Clima Sul, evento destinado a reunir e propiciar a interação entre professores e pesquisadores que desenvolvem estudos na área de Climatologia na região Sul do Brasil, com enfoque em investigar os climas Subtropicais. O evento buscou ainda incentivar e aprofundar as relações institucionais, a cooperação acadêmico-científica e o fortalecimento da Climatologia Geográfica brasileira.

A UEPG esteve representada no evento pelo Prof. Dr. Gilson Campos Ferreira da Cruz e pela Profª. Ma. Gabriela Goudard, do departamento de Geociências.

Registros do grupo de trabalho durante o Evento (Fonte: arquivo pessoal).

O evento teve início às 8:30hrs no Edifício João José Bigarella, localizado no campus Centro Politécnico da UFPR em Curitiba-PR, e contou com uma programação voltada ao debate de ideias entre os pesquisadores no formato de workshop. Nele, foram discutidas e planejadas diferentes propostas de trabalho entre os envolvidos no âmbito da Pesquisa, Ensino e Extensão da climatologia, além da proposição e aprovação da criação de uma Rede de Pesquisa denominada Rede Climas Subtropicais, com o intuito de agregar e integrar os participantes do encontro e demais interessados em pesquisar dentro das linhas de investigação pertinentes a temática em questão. A rede permanece aberta ao ingresso de novos pesquisadores do tema.

A realização do encontro contou com a parceria do Laboratório de Climatologia (LaboClima) e a presença de 13 pesquisadores vinculados à um total de 9 universidades paranaenses, catarinenses e sul-rio-grandenses. Dentre os membros presentes, estiveram envolvidos nas atividades, docentes do curso de Geografia das seguintes universidades: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).