Estação Meteorológica Automática – LABCLIMEAM: Informações gerais

Informações e Acesso a Tradução da Tela de Visualização e Gráficos

Está disponível a tradução da tela de visualização em português?

Sim, porém em função de que o software da estação não é disponibilizado em português, foi preparada a lista com a tradução de todos os termos, abreviaturas e símbolos utilizados na tela de visualização, que você pode acessar clicando aqui. O documento foi organizado em ordem alfabética do termo em inglês. Termos e expressões são listados uma vez, se aparecem novamente em outra parte da tela de visualização, podem ser encontrados traduzidos junto outra expressão ou em separado.

Os gráficos serão disponibilizados combinados ou individualmente em outro formato?

Sim. Vamos disponibilizar gráficos do próprio programa da estação meteorológica. Também vamos disponibilizar alguns gráficos que estão sendo gerados individualmente e combinados, para mostrar as relações entre algumas variáveis. Para acessar a página dos gráficos clique aqui.

Os gráficos e as tabelas são atualizados em tempo real?

Sim, no entanto existe um delay (atraso) na transmissão sem fio dos sensores até o receptor e um intervalo na transferência deste para o computador, porém não passa de alguns minutos. Do sensor até o display, em média, leva um pouco menos de 1 minuto para receber a temperatura do ar e a umidade relativa, podendo ser um intervalo maior ou menor conforme os demais sensores, e ainda deve ser somado com o tempo em que os dados são transmitidos para o computador, que corresponde o tempo de atualização descrito a seguir.

Qual o tempo de atualização dos dados na tela?

Os dados meteorológicos exibidos na tela de visualização são atualizados a cada 2 min, conforme o recebimento dos dados no computador que são enviados do receptor.

Com que intervalo de tempo os dados meteorológicos são armazenados?

Os dados são armazenados de hora em hora no banco de dados da estação.

A tela de visualização não está atualizando, mesmo clicando no botão de atualizar. O que houve?

A disponibilização da tela de visualização depende do receptor da estação transmitir os dados para o computador e da internet e ambos dependem da rede elétrica. Quando, eventualmente, ocorre a queda de energia, o receptor não transmite os dados ou cai a internet, a tela fica congelada na última atualização.

Qual o tempo de atualização da tela de visualização do gráfico?

A tela de visualização do gráfico será atualizada a cada 24h, sempre as 18 h.

Por que alguns gráficos como o da temperatura são exibidos em linha e o da precipitação são exibidas em barras?

A representação gráfica de dados meteorológicos segue algumas convenções internacionais, entre elas a de utilizar linhas para representar variáveis como temperatura, umidade relativa e colunas para representar variáveis como precipitação.

Por que os dados disponibilizados na tela de visualização são diferentes daqueles divulgados para a cidade, nos meios de comunicação?

Os dados registrados nas estações meteorológicas, diferem uns dos outros em função da localização geográfica, dos condicionantes locais, como altitude, relevo, vegetação e das mudanças no uso do terra, principalmente, no caso da urbanização, que por meio dos vários elementos que constituem a cidade, provocam interferências nos registros de dados. No caso específico daqueles anunciados pela mídia, depende muito da fonte de dados e das condições em que foram registrados.

O que é a sensação térmica?

É a temperatura sentida na pele, resultante da exposição a uma combinação de ar a uma determinada temperatura e ao vento em uma determinada velocidade, sendo que a temperatura sentida será sempre menor do que a temperatura do ar. Exemplo: se a temperatura do ar é 20 °C e a velocidade do vento é 4,2 m/s (15,12 km/h), a sensação térmica será de 17 °C. (EPAGRI, 2023).

O que é índice ultravioleta?

O índice ultravioleta (IUV ou UVI) segundo a WMO, 2023, WHO, 2023 e INPE, 2023 é a medida da intensidade da radiação ultravioleta, relevante para a pele humana, que atinge a superfície terrestre. O índice de ultravioleta é extremamente influenciado pela cobertura de nuvens, por isso ele sofre grande variação diante da presença ou ausência de nuvens. A Organização Mundial da Saúde (WHO) recomenda agrupar os valores do índice, conforme tabela a seguir.Fonte: adaptado de WMO e WHO (2023)

Outras informações, sugestões ou informar problemas nas páginas do Laboratório e da Estação Meteorológica.

Para outras informações, sugestões ou informar problemas nas páginas do LABCLIMEAM – Laboratório de Climatologia e Estudos Ambientais ou da Estação Meteorológica Automática envie mensagem para o e mail:

labclimeam.uepg@gmail.com

Localização da Estação Meteorológica do LABCLIMEAM
Universidade Estadual de Ponta Grossa – CAMPUS UVARANAS
Endereço: Avenida Carlos Cavalcanti, 4748 (em frente ao Centro Integrar, antigo PDE)
Ponta Grossa – Paraná
Coordenadas Geográficas: latitude 25º 05′ 46″ sul e longitude 50º 06′ 22″ oeste Altitude (msl) 909,11 m