Projetos

Pesquisa e Desenvolvimento de Base Glicerinada para Sabonetes Líquidos

Sabonete Líquido de Capim Limão 250 mL

 

O objetivo da pesquisa partiu do interesse em utilizar componentes menos agressivos à pele mantendo a estabilidade e a atividade da formulação por longos períodos. Os produtos contém extratos naturais e óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes (ex. ilustrativo sabonete de capim-limão). O óleo de capim-limão confere efeito antisséptico e relaxante, além do aroma característico.

 

Estagiário (a) da Disciplina do Estágio em Indústria do Curso de Farmácia: Ana Laura Barbosa de Arruda Pereira.

 

Aproveitamento de Resíduos da Vitivinicultura para Obtenção de Extratos Aplicados em Formulações Cosméticos

Hidrogel Esfoliante

 

A vitivinicultura trata dos processos que abrangem desde a plantação até a produção de vinhos. Durante as etapas, há geração de resíduos que  tem potencial utilização em outras áreas.  Nesse projeto, utilizamos os resíduos da produção de vinhos e sucos na obtenção de extratos. As sementes de uva são ricas em compostos fenólicos com ação antioxidante e os extratos podem ser utilizados em formulações cosméticas.

 

Estagiário (a) da Disciplina do Estágio em Indústria do Curso de Farmácia: Ana Laura Barbosa de Arruda Pereira, Isabela Buczak, Letícia Binhara Musial e Suzana Struiving.

 

Desenvolvimento de um Pós-dipping com Incorporação de Extrato de Própolis e Óleo Essencial de Eucalipto 

A mastite é uma infecção mamária comum que pode levar a perdas significativas na produção de leite e custos associados ao tratamento. O pós-dipping é uma medida preventiva que pode ajudar a reduzir a incidência de mastite. Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um gel pós-dipping com própolis  na prevenção da mastite em vacas-leiteiras. Os teores dos ativos no gel pós-dipping serão estabelecidos a partir de testes de inibição de bactérias isoladas de mastite bovina. Após o desenvolvimento da formulação e testes de estabilidade, a eficácia será avaliada pela aplicação em vacas-leiteiras,  comparando-se com um grupo controle de animais tratados com uma solução pós-dipping comercial. O estudo será realizado conforme as diretrizes éticas para pesquisa em animais após aprovação pela CEUA. A pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de uma solução mais eficaz e segura para prevenir infecções em vacas-leiteiras, o que pode levar a benefícios econômicos e  bem-estar animal.

Estagiário (a) da Disciplina do Estágio em Indústria do Curso de Farmácia: Suzana Struiving.

 

Desenvolvimento de Nanoemulsão com Óleos Essenciais

A área de nanotecnologia tem mostrado o potencial em torno das nanopartículas de óleos essenciais. A formação da nanoemulsão pode proteger os óleos de volatilização e oxidação, além de melhorar a solubilidade e disponibilidade, permitindo a aplicação e incorporação em formulações, propiciando uma melhor atividade dos óleos essenciais. 

Estagiário (a) da Disciplina do Estágio em Indústria do Curso de Farmácia: Willian Rafael R. do Prado

 

Obtenção de Bebidas Fermentadas (Kombucha): Saborização e Produção da Membrana de Celulose

A Kombucha é uma bebida fermentada a partir de chá adoçado e uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras, conhecida como scoby. A bebida preparada com chá de Camellia sinensis pode ser saborizada com diversos (…) As propriedades físico-químicas como pH, teor de açúcares, acidez titulável e fenóis totais  e HPLC-DAD são determinadas durante o processo de fermentação e na bebida saborizada.

Outro interesse é a  membrana de celulose obtida pela fermentação, Porém, utilizando-se infusões de plantas medicinais. A membrana celulósica é biocompatível e  incorpora os compostos ativos do meio fermentativo e consequentemente as propriedades medicinais da planta. Um dos objetivos é obter  membranas com potencial emprego no tratamento de feridas crônicas.

Estagiário (a) da Disciplina do Estágio em Indústria do Curso de Farmácia: Isabela Buczak.
Aluno (a) pelo PIBITI: Rafaela Weiss Ferreira.

 

Novos Curativos de Alginato: Filmes, Tecidos e Hidrogéis

 

 

 

 

 

 

O alginato é um polissacarídeo extraído de algas marrons utilizado na fabricação de curativos.  É um polímero tecnologicamente versátil que possibilita a obtenção de filmes, hidrogéis e micropartículas. A incorporação de compostos naturais podem potencializar a ação cicatrizante e antimicrobiana.  Patentes dos filmes de alginato com gel de babosa e extrato de calêndula foram depositadas no INPI.

Aluno (a) pelo PIBITI: Pedro Henrique da Cunha Volpato e Vitoria Salles Rosa.
Alunos (as) mestrado em Ciências Biomédicas UEPG: Gisele de Oliveira Krubniki Possa e Solange Chopek.

 

Construção de Estufa de Secagem e Esterilização

A estufa é construída em MDF, possui cooler, termômetro e controlador de temperatura com lâmpadas incandescentes e germicida, sendo utilizada no preparo e esterilização dos curativos produzidos no LABINFAR.

 

Skip to content