Lama/UEPG participa do 1º Encontro Técnico da CFR Cândido de Abreu

No último 14 de maio o Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) participou do 1º Encontro Técnico realizado pela Casa Familiar Rural de Cândido de Abreu (CFR). O mesmo contou com apresentação de experimentos com batata-doce, mandioca, forrageiras e de várias tecnologias aplicadas à agricultura camponesa.

Os alunos de ensino médio da CFR apresentaram para agricultores locais técnicas como: bacia de evapotranspiração, chiqueiro seco, compostagem, silagens de forrageiras alternativas, caldas para fertilização e mitigação de fungos e pragas, sistema plantio direto de hortaliças, entre outras.

O Lama/UEPG em conjunto com os alunos do ensino médio da CFR implantaram em novembro, 13 genótipos de batata-doce e no dia do Encontro, colheu e discutiu características, qualidades e usos dos referidos. O encontro contou também com discussão de genótipos de mandioca, conduzido pela secretaria de agricultura de Cândido de Abreu.

O Zootecnista MSc Ivan Moura, organizador do evento, relata que “este tipo de atividade e de parceira é de suma importância como complementação acadêmica para os alunos, o aprendizado, o nervosismo de preparo e apresentação, são situações únicas, não se consegue repetição, e por conseguinte passa a ser diferencial para eles”.

Prof. Jaime apresentando os genótipos de batata-doce do banco de germoplasma do Lama/UEPG.

Produtores ouvindo, escolhendo e levando ramas de batata-doce para suas propriedades.

Alunos da CFR de Cândido de Abreu apresentado soluções para agricultura camponesa.

Skip to content