No final de 2025, a Engenheira Agrônoma Juliana Andrade Hay, bolsista do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO/Lama/UEPG), teve a oportunidade de participar, na condição de Jovem Cientista (YSG/FAO), da 23ª Conferência sobre Intercâmbio Internacional de Profissionais (CIEP) e 4º Fórum Global sobre Segurança Alimentar para Jovens Cientistas, realizados em Xangai, China.

Grupo dos participantes convidados pela Universidade Agrícola de Huazhong (HZAU), na abertura dos trabalhos.
O Fórum foi sediado pela Universidade Agrícola de Huazhong (HZAU) e promovido conjuntamente pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI), pelo Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo (CIMMYT) e pelo Instituto Leibniz de Desenvolvimento Agrícola em Economias em Transição (IAMO).
Com o tema “Governança da Segurança Alimentar Global”, o evento reuniu jovens cientistas e especialistas de diferentes partes do mundo para promover o diálogo interdisciplinar e discutir a transformação dos sistemas agroalimentares, consolidando-se como uma plataforma estratégica de colaboração internacional e de valorização do protagonismo jovem.

Participantes convidados pela Universidade Agrícola de Huazhong (HZAU).
Este reuniu pesquisadores seniores e jovens cientistas de instituições da Alemanha, Bangladesh, China, Suécia e Brasil, onde reforçou-se que a segurança alimentar global demanda ações coletivas, equitativas e imediatas frente aos desafios do caos climático, das desigualdades sociais e das instabilidades globais.
Destacou-se ainda o papel estratégico dos agricultores familiares, especialmente os jovens rurais, como protagonistas da segurança alimentar e a necessidade de investimentos em educação, assistência técnica, extensão rural e acesso a inovações resilientes ao clima, que assegure a permanência no campo e a sustentabilidade a longo prazo dos sistemas agroalimentares.


Momento de fala da Agrônoma Juliana Andrade Hay, bolsista do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO/Lama/UEPG) e integrante do Grupo de Jovens Cientistas (YSG) da FAO.
