
No dia 11 de abril, o Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG), em conjunto com Secretaria de Agricultura de Guamiranga e com a Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga (AAFAG), realizaram o Dia de Campo de Batata-doce no Pé da Serra da Natureza, Assentamento Rola Pedra, Sítio Machado da Dona Maria e do Sr. Dorival.
No dia, as Agrônomas Juliana e Tainara (Bolsistas do Programa Paraná Mais Orgânico – SETI/Lama/UEPG), falaram sobre o que são alimentos orgânicos e como ocorre a certificação destes produtos. Logo após, o Agrônomo Waldir (CCA/Itaipu, Lama/UEPG) apresentou um método para análise visual da saúde do solo (DRES). E por fim, o Prof. Jaime apresentou a coleção de genótipos de Batata-doce mantidos pelo Lama/UEPG.

Juliana, Tainara e Larissa apresentando o Programa Paraná Mais Orgânico (PMO).

Waldir falando sobre a saúde do solo.

Prof. Jaime apresentando a coleção de genótipos de Batata-doce.
Ao final do evento houve um “banquete” com produtos à base de Batata-doce. Pães, bolachas, bolos, aguardente, batata-doce-seca, chips de batata-doce, nhoque e somente cozida, principal forma de consumo desta raiz. Todos esses quitutes foram preparados pelas agricultoras da AAFAG.

A melhor hora do dia campo, quitutes e autoras (tudo de Batata-doce).

Degustação:
A Agrônoma Josiane Cavanssi, da Secretaria de Agricultura de Guamiranga, Coordenadora do evento, relata que “o evento foi muito bom, os agricultores gostaram muito, e logo depois já estavam perguntando mais coisas, como quando teria outro, como podem fazer o que os palestrantes falaram, ficou claro que a parceria está só começando”.

Agronoma Josiane, coordenadora do evento e o Prof. Jaime em momento de descontração.
A Dona Maria encerrou o evento comentando que “no início estava meio desconfiada, mas achou muito interessante, as conversas antes, durante e depois do dia campo forma muito boas”.

Produtores se apoderando do conhecimento da Universidade na forma de mudas.