Lama/UEPG fala de conservação de solo e água no Haiti

No último mês, o doutorando em Agronomia Jean-Fritz Milien (Bolsista CAPES), que desenvolve estudos no Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG), realizou visitas técnicas no Haiti.

Situação das áreas agrícolas disponíveis para agricultura camponesa no Haiti.   

Um dos objetivos foi ministrar disciplina concentrada sobre Sistemas para Conservação de Solo e Água junto a acadêmicos de Agronomia da Universidade de Fondwa (UniF) em Fondwa, Haiti. Além de construir dialética com agricultores camponeses haitianos para implantação de Sistemas Agroflorestais (parte da Tese do Agrônomo e Mestre em Agronomia Jean-Fritz).

Faculdade de Veterinária/Universidade de Fondwa.

Aula sobre conservação de água e solo na UniF/Fondwa.

Terceiro ano em Agronomia/Disciplina Sistemas de Conservação/Unif/Haiti.

Estes se devem pois “o Haiti possuí revelo muito ondulado e o tamanho da propriedade rural é em média 0,4 ha, o que impossibilita a escolha de áreas para cultivos anuais necessários para a segurança alimentar” relata Jean-Fritz. Sendo assim “os problemas com erosão são acentuados, onde somente sistemas agrícolas diferenciados, como agrofloresta, podem mitigar o efeito devastador dos processos erosivos” comenta o Prof. Jaime, que já ministrou disciplinas na UniF.

Para a Unif é um prazer receber um egresso nosso e ao mesmo tempo manter o convênio e a grande parceria que temos com o Lama/UEPG” relata o Reitor da UniF Ludsond Lafont (pós-graduado na Agronomia/UEPG). A disciplina foi viabilizada por projetos do Lama/UEPG, pela UniF e pela ONG CODEM- Comité pour le développement de Musac (https://mycodem.org/).

Reunião com Camponeses para discussão sobre Sistemas Agroflorestais.

Skip to content