Em setembro, a acadêmica de graduação em Agronomia Stefani Eurich (Bolsista PIBIC/CNPq/Lama/UEPG) que desenvolve estudos no Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) e a Agrônoma Juliana Andrade Hay (bolsista Programa Paraná Mais Orgânico/Lama/UEPG), palestraram em evento no Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari.
No referido encontro Stefani contou para acadêmicos de graduação em Agronomia do IFC, suas pesquisas em Biocombustíveis, bem como a visão de Universidade do Lama/UEPG, onde contou como sua iniciação científica está intimamente ligada ao ensino de graduação e pós-graduação, bem como as ações de extensão rural e pesquisas do laboratório.

Stefani (Lama/UEPG) conversando com acadêmicos de Agronomia do IFC – Campus Araquari.
A agrônoma Juliana, palestrou para alunos do Ensino Médio e Técnico sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de objetivos elaborados pela ONU, os quais resumem premissas para um futuro melhor. Os referidos são um plano de ação para proteger o planeta, acabar com a pobreza e garantir a paz. Para além dos ODS, a também bolsista do PMO, contou sobre o funcionamento do projeto no estado do Paraná e como a certificação orgânica pode ser alcançada por agricultores familiares da região.

Juliana (PMO/Lama/UEPG) conversando com acadêmicos do Ensino Médio e Técnico do IFC – Campus Araquari.

Juliana (PMO/Lama/UEPG) conversando sobre o PMO com acadêmicos de Agronomia do IFC – Campus Araquari.
A Prof.ª Nátali, Coordenadora de Extensão do Campus Araquari e professora dos cursos de Agronomia e de Licenciatura em Ciências Agrícolas na mesma Instituição relata que a ideia foi mostrar para os acadêmicos do IFC outras experiências, “a graduação com certeza não pode ser somente sala de aula, existem muitas coisas acontecendo fora dela, onde a extensão verdadeiramente emancipadora só se constrói com base no conhecimento efetivo da realidade onde se está inserido, demandando da pesquisa soluções para problemas identificados nessa realidade, ou mesmo, melhoria de processos e produtos”.
