
No último sábado, no município de Ponta Grossa, a Green Solutions, o Assentamento Emiliano Zapata e o Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG), realizaram uma proteção de nascente/fonte no assentamento Emiliano Zapata.
O Agrônomo, aluno de doutorado e Haitiano Jean-Fritz Milien que participou da ação, relata que “já tinha ouvido falar e visto alguma coisa no Haiti, porém, pela simplicidade, agora entendendo a técnica, esse tipo de proteção de água pode ser ensinado e praticado urgentemente no Haiti”.
O prof. Pedro pondera que “com materiais e conceitos simples, portanto, de baixo custo e com resultados cientificamente comprovados, a proteção de nascentes e fontes é uma ação imprescindível quanto à qualidade e quantidade de água, sendo inadmissível que tal prática não seja uma política pública mundial”.
O Agrônomo, MsC. em Bioenergia no Lama/UEPG e instrutor da Ação, Anderson Farias, comenta que “a prática é simples e cada nascente protegida é uma experiência nova, e os resultados, na maioria dos casos, são muito bons e gratificantes”.

Nascente a ser protegida.

Nascente protegida e equipe executora.
Impressionante a quantidade e qualidade da água da nascente protegida. Com cinco horas de trabalho, meio saco de cimento, pedaços de cano de pvc e uma dúzia de pedras.