O Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) apoiou e participou do I Encontro Regional de Olericultura e Agroecologia de Ponta Grossa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Este foi realizado no município de Ipiranga e contou com momentos de solenidade e de discussão técnica com várias oficinas.

Equipe IDR-Paraná e PMO.
Na parte da manhã, junto a abertura da IV Expo Feira de Ipiranga, foram entregues certificados de Produção Orgânica para produtores e Colégio Agrícola, simbolizando a conquista do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), da Regional de Ponta Grossa do IDR-Paraná e dos produtores certificados. Neste momento o Prof. Pedro, coordenador do projeto, contou o que é o Paraná Mais Orgânico (PMO) desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti-Paraná) e conduzida pela Unidade Executora do Fundo (UEF-Fundo Paraná).

Equipe IDR- Paraná, PMO e agricultores presentes na oficina. À esquerda, o sr. Josildo, um dos agricultores orgânicos do programa que recebeu seu certificado em solenidade no evento.
Na parte da tarde, foram realizadas diversas oficinas temáticas, tais como: cultivo de alho, cultivo de morango, uso de bioinsumos, sementes crioulas e agricultura orgânica. O prof. Jaime (Lama/UEPG) com auxílio das Agrônomas Juliana e Ana Claúdia (PMO/Lama/UEPG), conversaram com os agricultores sobre sementes e mudas crioulas.

Prof. Jaime realizando um dos momentos da oficina.

Prof. Pedro (coordenador PMO), realizando um dos momentos da oficina.
Como estratégia de divulgação e multiplicação da oficina, do programa PMO e do Lama/UEPG em si, foram elaborados e distribuídos aos agricultores participantes das apresentações kits de batata-doce, contendo quatro genótipos distintos, além de quatro sementes crioulas: feijão vermelho, milho resistência, milho roxo e feijão-de-porco.

Kits com 4 genótipos de batata-doce e livreto com as características de cada um.

Tubetes com sementes crioulas de milho (roxo e resistência) e de feijão (vermelho e de porco).
