
Nos dias 30 e 31 de agosto, o prof. Jaime Alberti Gomes e os técnicos do Programa Paraná + Orgânico (UGF/SETI/Governo do Estado do Paraná) participaram da Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade de Teixeira Soares. O Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) há muito participa na organização e na realização destes eventos. Estes objetivam a troca de experiências e de sementes crioulas entre os camponeses. Sendo este formato de ação, talvez, o maior representante de soberania alimentar na agricultura camponesa brasileira.
No dia 30, os técnicos do PMO criaram atividades educativas acerca da diversidade e propriedades dos sistemas agroecológicos, para receber os alunos de ensino fundamental do munícipio e região. A técnica e Analista Ambiental Thais Karen, uma das responsáveis pelas atividades relata que “foram criadas atividades de quebra-cabeça, jogo de memória, simuladores, entre outras, com elementos da feira, visando atrair as crianças para a discussão da temática. Acho que gostaram muito do nosso stand”.
Já no dia 31, os técnicos do PMO conversaram com camponeses interessados no programa, que presta assistência técnica e extensão rural para certificação de produtos orgânicos. Ainda, o Lama/UEPG distribuiu mais de 100 mudas de vários genótipos crioulos de batata-doce de sua coleção.
- Criançada interagindo e se divertindo com as brincadeiras no stand do Lama/UEPG (PMO).
Jogo da memória e quebra-cabeça Agroecológicos, criados para a Feira de Sementes.
Stand Lama/UEPG (PMO).
Mudas de genótipos crioulos de batata-doce, distribuido aos produtores rurais da região.