Biblioteca do Livro Didático

A Biblioteca do Livro Didático do LEFOPEH é um acervo físico especializado em livros didáticos que contenham a escrita da História para a escola. Num primeiro momento isto pode parecer que o acervo privilegia apenas os livros didáticos de História. Ocorre que a escrita da História para as escolas não está reservada aos livros didáticos de História. Narrativas históricas aparecem em diversos livros didáticos de diferentes componentes curriculares ao longo do desenvolvimento da história da educação escolar. Assim, temos a escrita sobre a História em livros de Moral e Civismo, de Estudos Sociais,  de Organização Social e Política Brasileira, de Livros de Leitura (destinados ao domínio da leitura nos anos iniciais), e de Geografia. Dessa forma, constituímos um acervo diverso, formado por livros didáticos desses diferentes componentes curriculares. No acervo temos livros que cobrem o período que se estende desde o século XIX até nossos dias.

O acervo físico foi formado a partir de uma coleção privada do Prof. Dr. Paulo Mello e da Prof.ª Dr.ª Angela Ribeiro Ferreira, à qual se somou o acervo de livros que estavam alocados no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) do Curso de História da UEPG, e inúmeras doações de voluntários. Atualmente, o acervo tem sido ampliado com doações da Biblioteca Nacional de los Maestros e Maestras do Ministério da Educação da Argentina, de livros brasileiros existentes em seu acervo, resultado de um convênio feito entre o LEFOPEH e essa instituição.

O fato do LEFOPEH integrar o Projeto GLOTREC (Global Textbook Research Catalogue), um projeto cooperativo internacional coordenado pelo Instituto Georg Eckert/Leibniz Institute, permitirá em breve a constituição de uma Biblioteca Digital de Livros Didáticos. O GLOTREC é um projeto de longo prazo, que envolve vários países e que está consolidando um catálogo de coleções de livros didáticos  em um recurso central, padronizado e aberto: o GLOTREC/CAT. Além disso, o projeto prevê a digitalização dos livros didáticos existentes nos inventários dos parceiros. Ambos os esforços permitirá tanto a constituição de uma ampla catalogação como a disponibilização de versões digitalizadas dos livros e sua disponibilização para atividades de pesquisa e transferência.