O LEFOPEH desenvolve pesquisas em três linhas que se entrelaçam:
- Formação de Professores de História. Compreendendo investigações na contemporaneidade e historicamente, sobre os processos de formação inicial e continuada de professores de História, os propósitos enunciados, as experiências e memórias formativas, as práticas e memórias das formas de inserção e atuação na profissão, os desafios e as tecnologias de controle da profissão e suas resistências na luta por uma formação histórica crítica desde a escola;
- História do Ensino de História. Envolve estudos sobre a constituição e mudanças históricas do ensino de História, bem como levantamento e organização de suas principais fontes, quais sejam: legislação educacional, currículos, livros didáticos, materiais didáticos diversos;
- Escrita da História escolar. Busca investigar historicamente e em perspectiva comparada problemas e temas relacionados aos processos de escrita da História escolar, ou seja, do conhecimento histórico que é produzido para o meio escolar, e que analisem conteúdos e formas de produção, circulação, apropriações e seus usos em suportes como livros didáticos e recursos pedagógicos para o ensino de História;