O Projeto:
Este projeto visa a restauração, manutenção, catalogação e exposição do acervo histórico do Museu Escolar do Colégio Estadual Regente Feijó, dada a sua importância na história da educação, não apenas na cidade, como também no estado do Paraná, e no Brasil como um todo, por possibilitar a análise dos variados modelos educacionais existentes no país ao longo do último século. O museu, também serve como espaço de memória, especialmente para os ex-alunos que ali trilharam sua caminhada escolar, além de ser um projeto de extensão, ligando o ensino básico ao superior.
O Acervo:
Há mais de 190 itens tridimensionais, entre materiais didáticos, paradidáticos e materiais de secretaria. Parte destes objetos, veio da França na década de 1940, produzidos por Émile Deyrolle, importante produtor e comerciante de materiais didáticos. A listagem de objetos pode ser acessada, clicando aqui
Além dos objetos, o acervo conta com aproximadamente 200 fotografias de diferentes épocas, que revelam o cotidiano dos alunos, além das mudanças ocorridas no colégio e nos seus arredores.
A Sala de Exposição, foi montada para se parecer com uma sala de aula da década de 40.
O Museu:
Iniciado em 2016, o projeto inicial, envolvia a higienização dos objetos do acervo, que foram fotografados e expostos em uma das salas do colégio. Mais a frente, por circunstancias externas, o museu foi desmontado, e realocado para o subsolo do prédio. Em 2022, o acervo passou por um novo projeto de pesquisa, desta vez envolvendo alunos inscritos no PIBIC-JR UEPG daquele ano, com o auxilio de alunos da graduação de Licenciatura em História.
Como resultado, em 2023, todo o acervo foi catalogado e descrito através das fotografias já realizadas. Parte do acervo documental do colégio, foi publicado na pagina do Instagram: Museu Regente Feijó.
Um novo projeto de higienização e exposição dos objetos do museu, será realizado a partir de setembro de 2024, novamente unindo alunos da graduação com bolsistas de PIBIC-JR.
Responsáveis pelo projeto:
Prof. Paulo Eduardo Dias de Mello
Profª. Angela Ribeiro Ferreira