Internacionais
-
-
- Projeto GLOTREC – Instituto Georg Eckert/ Leibniz Institute for Educational Media - Alemanha: https://www.gei.de/en/knowledge-resources/glotrec
O Projeto é um empreendimento estratégico internacional, localizado dentro e coordenado pelo Instituto Georg Eckert (GEI) da Alemanha, que envolve um conjunto de parceiros internacionais e cujo escopo central é a criação e desenvolvimento de um Centro Global de Recursos de Livros Didáticos (GLOTREC) que permita consolidar as capacidades dos parceiros e do GEI nas áreas de digitalização, internacionalização e pesquisa aplicada inter e transdisciplinar. Este projeto se desdobra em dois Eixos de Pesquisa: 1) The image of the other. Otherness and normality in school textbooks; e 2) The diffusion of intuitive teaching through textbook publishing in Europe and Latin America, ca. 1880-1930. Ambos coordenados pelos prof. Paolo Bianchini (UNITO/Itália) e prof.ª Gabriela Ossenbach (UNED/Espanha). Integramos o Projeto Glotrec em ambos os Eixos de pesquisa, com nosso grupo de pesquisa o LEFOPEH (Laboratório de Estudos sobre Formação de Professores, da UEPG) em parceria respectivamente com a Prof. Circe Bittencourt (USP) e Kazumi Munakata (PUC-SP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo Eduardo Dias de Mello - Coordenador / Circe Maria Fernandes Bittencourt - Integrante / Edson Armando Silva - Integrante / Angela Ribeiro Ferreira - Integrante / Antonio Paulo Benatte - Integrante/.
Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro / Instituto Georg Eckert - Cooperação.
- Projeto GLOTREC – Instituto Georg Eckert/ Leibniz Institute for Educational Media - Alemanha: https://www.gei.de/en/knowledge-resources/glotrec
-
Nacionais
-
-
- MEMÓRIAS E ESCRITOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa (CNPq processo nº 471240/2014-1), cujo propósito foi investigar os processos de constituição do campo do ensino de história e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação ?territorial? na área de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais com destaque para suas origens e transformações, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica. Assim, intentamos: a) identificar e b) mapear alguns dos principais autores dessa área no Brasil, bem como promover um c) levantamento de sua obra e d) coletar suas narrativas orais, sempre que possível, de modo a construirmos um e) amplo painel das contribuições desses pesquisadores em suas f) várias tendências e g) transformações, produzindo um h) banco de dados de obras e relatos orais organizados em i) 3 polos de pesquisa localizados em São Paulo (UNIFESP), Paraná (UEPG) e Rio Grande do Norte (UFRN). Os produtos elaborados (audiovisuais e transcrições das entrevistas e bibliografia) ainda estão inéditos. -
ALTERIDADE E IDENTIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS REGIONAIS: levantamento, catalogação, digitalização e análise historiográfica.Descrição: O objeto e problema dessa pesquisa é o livro didático e envolve processos de levantamento de fontes para composição de um corpus documental especifico, que será utilizado para processo de digitalização, e produção de estudos historiográficos por meio da análise de conteúdo por ferramentas digitais, tendo como recorte temático a questão da identidade e da alteridade. Com ela queremos contribuir desde a UEPG para darmos continuidade a um processo de integração no desenvolvimento de um projeto internacional, organizado pelo Global Textbook Resource Center, o GLOTREC, no qual estamos inseridos. Este é um projeto desenvolvido pelo Instituto Georg Eckert (Alemanha), num esforço coordenado entre países da Europa (Alemanha, Itália, Espanha) e da América (Argentina, México, Chile, Colômbia, Cuba) e que se define como um empreendimento estratégico central que consolida as capacidades do Instituto Georg Eckert, o GEI nas áreas de digitalização, internacionalização e investigação aplicada de forma inter e transdisciplinar. Esse esforço visa a construção de um catálogo internacional de livros didáticos que auxiliará pesquisadores ao redor do mundo. Nossa participação nessa rede internacional de pesquisas sobre o livro didático busca contribuir com o levantamento, seleção, digitalização e estudo historiográfico da produção didática brasileira e regional sob o recorte temático do projeto, qual seja a questão da identidade e da alteridade. Ao mesmo tempo, a seleção de livros didáticos regionais para formação de um corpus digitalizado de obras que deve integrar o GLOTREC permitirá a constituição de acervos digitais próprios no âmbito da UEPG, a realização de aprofundamentos de metodologias de análise de conteúdo e historiográfica, e a integração de pesquisas sobre a temática da identidade e da alteridade.
- MEMÓRIAS E ESCRITOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
-