LIVE GRIMPA: ARTE E DOCÊNCIA

Tema: Arte e Docência.

26/6 – Renato Torres e Dulce Osinski

A quinta live acontece no dia 26 de maio e contará com a participação da artista, professora e pesquisadora Dra Dulce Osinski da Universidade Federal do Paraná, mediada pelo professor Dr Renato Torres do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os participantes conversarão sobre sua recente produção em aquarela, sobre sua atuação no campo das Artes Visuais e sobre momentos de destaque em sua carreira profissional.

Dulce Osinski possui graduação em Superior de Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1983), estágio de pós-graduação no Departamento de Gravura da Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia (1985-1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada aposentada da Universidade Federal do Paraná, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação daquela Instituição (mestrado e doutorado), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Atuou como lider do Grupo e Pesquisa Artes Visuais: Teoria, Educação e Poética (2010-2017) e atualmente lidera o Grupo de Pesquisa em História Intelectual e Educação (GPHIE) registrado no diretório do CNPq. Professora convidada do Southeast Institute for Education in Visual Arts, Universidade do Tennessee, em Chatanooga, USA (1995). Participou, no ano de 2016, do Programa PATA (Printmaking and Textil Arts), da Academia de Belas Artes Władysław Strzeminski, em Łódź, Polônia, e do Programa de Mobilidade para Docentes “Erasmus +”, da Comunidade Europeia, como professora convidada da Universidade de Zagreb, Croácia. É artista plástica e ilustradora, com exposições realizadas no Brasil e no exterior e obras em acervos de instituições como o Museu Oscar Niemayer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte do Distrito Federal, Museu de Arte de Santa Catarina, Australian National Gallery (Austrália), State Museum de Majdanek (Polônia) e Portland Art Museum (Estados Unidos), entre outros. Conquistou diversos prêmios em certames de arte, entre eles a VIII Mostra do Desenho Brasileiro (1989), o 47º Salão Paranaense (1990), a X Mostra da Gravura-Cidade de Curitiba (1992) e a 1ª Bienal Nacional da Gravura de São José dos Campos (1994). Atuou como curadora de diversas exposições, entre elas a individual de Jacek Sroka no Museu Oscar Niemayer (2013) e a exposição sobre o aviador Stanislaw Skarrzynski (2013). Tem experiência nas áreas de Educação e Arte, com ênfase em Artes Plásticas e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, gravura, arte no paraná, e educação e arte.