CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
Turno: VESPERTINO– Currículo nº 3 (a partir de 2015)
________________________________________________________________________________
Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº. 5108, de 14.07.09, D.O.E. nº 8.013 de 14.07.09. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 5.243, de 13.07.12, DOE nº 8.754 de 13.07.12.
________________________________________________________________________________
Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Licenciatura em Artes Visuais o acadêmico
deverá perfazer um total mínimo equivalente a 3.328 (três mil, trezentas e vinte e oito) horas, sendo 1.343 (mil trezentas e quarenta e três) horas em disciplinas de Formação Básica Geral, 408 (quatrocentas e oito) horas em disciplinas de Prática como Componente Curricular, 850 (oitocentas e cinquenta) horas em disciplinas de Formação Específica Profissional, 408 (quatrocentas e oito) horas em Estágio Curricular Supervisionado, 119 (cento e dezenove) horas em disciplinas de Diversificação ou Aprofundamento, e 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, distribuídas em, no mínimo, 04 (quatro) anos e, no máximo, 06 (seis) anos letivos.
________________________________________________________________________________
Elenco de disciplinas que compõe os eixos temáticos do curso
DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL
DISCIPLINAS DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE DIVERSIFICAÇÃO OU APROFUNDAMENTO
________________________________________________________________________________
(#) Para 3ª e 4ª séries serão ofertadas duas disciplinas de diversificação e o discente deverá cursar uma destas
em cada uma das séries, num total de 119h. Uma das opções é de disciplina presencial e a outra de disciplina à
distância.
________________________________________________________________________________
DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
________________________________________________________________________________
Nota – Os símbolos pospostos às disciplinas têm a seguinte correspondência:
* disciplina de meio ano de duração, ofertada no primeiro semestre,
** disciplina de meio ano de duração, ofertada no segundo semestre.
*** disciplinas trimestrais.
° disciplina ofertada na modalidade a distância.
________________________________________________________________________________
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
A prática como componente curricular será vivenciada ao longo do curso, nas disciplinas de “Projeto Articulador no
Ensino de Artes Visuais I, II, III, IV” e “Didática e Metodologia do Ensino de Artes Visuais I e II”, num total de 408 (quatrocentas e oito) horas, devendo permear todo o processo de formação do professor numa perspectiva interdisciplinar contemplando dimensões teóricas e práticas, configurando-se através do Projeto Articulador da série, aprovado pelo Colegiado do Curso.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular Supervisionado, embora incorporado como disciplina de Formação Específica Profissional, será
desenvolvido a partir do início da segunda metade do curso, nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais I e II, num total de 408 (quatrocentas e oito) horas, de conformidade com o respectivo regulamento aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma, desenvolvido mediante controle, orientação e avaliação
docente, por meio da disciplina de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e de defesa do Trabalho perante Banca Examinadora, conforme regulamento específico.
ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS
Para obter a sua graduação, o acadêmico deverá cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas em outras formas de
atividades acadêmico-científico-culturais, reconhecidas pelo Colegiado do Curso.
PRÁTICA ESPORTIVA
A atividade de Prática Esportiva poderá ser desenvolvida pelo acadêmico como atividade opcional.
________________________________________________________________________________
DISCIPLINAS DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
1 Pesquisa e Ensino de Artes Visuais
1.7 – Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais I
1.8 – Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais II
1.9 – Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais III
1.10 – Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais IV
1.11 – Didática e Metodologia do Ensino das Artes Visuais I
1.12 – Didática e Metodologia do Ensino das Artes Visuais II
DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PROFISSIONAL
1 Pesquisa e Ensino de Artes Visuais
1.13 – Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais I
1.14 – Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais II
1.15 – Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
2 Fundamentos e Processos Poéticos em Artes Visuais
2.6 – Arte e Tecnologia
2.7 – Cinema, Fotografia e Vídeo
2.8 – Poéticas Contemporâneas em Artes Visuais
2.9 – Escultura
2.10 – Gravura
4 Teoria e História das Artes Visuais
4.1 – Antropologia e Sociologia da Arte
4.2 – Estética e Filosofia da Arte
4.3 – História das Artes Visuais no Brasil
4.4 – Psicologia da Arte
DISCIPLINAS DE DIVERSIFICAÇÃO OU APROFUNDAMENTO
1 Pesquisa e Ensino de Artes Visuais
1.16 – Diálogos Arte-Ciência
1.17 – Laboratório de Licenciatura em Artes Visuais
2 Fundamentos e Processos Poéticos em Artes Visuais
2.11 – Cerâmica
2.12 – Curadoria e Crítica em Artes Visuais
DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1 Pesquisa e Ensino de Artes Visuais
1.18 – Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais I
1.19 – Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais II
________________________________________________
EMENTÁRIO
501581 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos da Educação: aspectos filosóficos, históricos e sociológicos. Tendências e correntes da práxis pedagógica. Modernidade e Pós-modernidade. Fundamentos da educação, arte e cultura.
501582 – POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL
Análise das relações entre política, educação, estado, sociedade, cidadania, trabalho e formação política do educador. Dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais da organização da educação brasileira. A educação a partir na Constituição Federal de 1988 e suas implicações: o Estatuto da Criança e do adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o(s) Plano (os) Nacional (is) de Educação. Sistema Educacional Brasileiro. O ensino da cultura afrobrasileira e indígena na política educacional contemporânea.
501583 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Psicologia e Psicologia da Educação. Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento no contexto escolar: abordagens comportamentalista, psicanalítica, humanista, construtivista e interacionista. Temas atuais da psicologia do desenvolvimento e educação: da infância a vida adulta.
508246 – ARTE E TÓPICOS EDUCACIONAIS
Análise crítica e discussão sobre a relação do ensino da arte com temáticas do cotidiano escolar: a educação inclusiva; a educação especial; a cultura afro-brasileira e a cultura indígena; educação ambiental; a pluralidade cultural e questões de gênero; a violência, as drogas e os conflitos escolares.
508247 – HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS I
Função social da Arte nas diferentes culturas. Construção de conceitos e reflexão crítica na produção, nos movimentos artísticos e períodos: Pré-história, Egípcia, Grega, Etruscos, Romanos; Idade Média: Cristã Primitiva, Bizantina, Românica e Gótica; Renascimento: Baixo e Alto Renascimento; Barroco, Rococó.
508248 – HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS II
Função social da Arte nas diferentes culturas. Construção de conceitos e reflexão crítica na produção, nos movimentos artísticos e períodos: Neoclássico, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pontilhismo, Art Nouveau; Rupturas artísticas do século XX; percursos da Arte Moderna.
508249 – HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS III
Função social da Arte nas diferentes culturas. Construção de conceitos e reflexão crítica na produção, nos movimentos artísticos e períodos: Fauvismo, Expressionismo e Expressionismo americano, Cubismo, Purismo, Orfismo, Futurismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Pintura Metafísica.
508250 – HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS IV
Função social da Arte nas diferentes culturas. Construção de conceitos e reflexão crítica na produção, nos movimentos artísticos e períodos: Arte Cinética, Arte Op, Arte Pop, Minimalismo, Arte Conceitual, Percursos da Arte Contemporânea.
508251 – INTRODUÇÃO ÀS ARTES VISUAIS
Construção do conceito de Artes Visuais. Artes Visuais e suas diferentes manifestações na contemporaneidade. Análise e reflexão crítica sobre as linguagens e suportes das Artes Visuais tradicionais e da Pós-modernidade. Apreciação, análise e reflexão crítica de manifestações artísticas ligadas às Artes Visuais. Diálogos entre as Artes Visuais e outras áreas da Arte. Campos de atuação do licenciado em Artes Visuais e suas organizações profissionais.
508252 – DESENHO I
História do Desenho e da sua produção. Elementos do desenho. Estudo dos materiais específicos e procedimentos técnicos de Desenho. Representação de sólidos: conceitos básicos. Desenho de observação e de memória. Análise dos elementos estruturais da Linguagem Visual: proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.
508253 – DESENHO II
Desenho de observação e de memória. Desenho de Interpretação a partir de referências visuais e de temáticas. Representação da natureza morta e paisagem. Estudo da Figura Humana por meio de esquemas de representação. Desenho como área de conhecimento e como técnica no ensino de Artes Visuais em espaços formais e espaços não formais.
508254 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LINGUAGEM VISUAL
Composição plástica/ visual e a importância do estudo da percepção para o campo artístico. Pesquisas experimentais e de criação mediado pelos elementos estruturais da composição numa visão pós-formal.
508255 – PINTURA I
História dos principais movimentos artísticos. Apreciação, leitura e análise crítica das obras pictóricas de diferentes épocas e culturas. Iniciação à pintura. Experimentação de suportes, materiais e meios: óleo, acrílico, têmpera e outros. Formas de utilização e organização do espaço através da cor. Composição e experimentação.
508256 – PINTURA II
Pintura e a linguagem plástica e visual. Representação pictórica da natureza morta, da paisagem e da figura humana. Composição e experimentação. Desenvolvimento de poéticas individuais. Investigação plástico/visual e digital da pintura na educação em Artes Visuais em espaços formais e não formais. Análise investigativa para produção criativa pictórica pessoal.
508257 – PROJETO ARTICULADOR NO ENSINO DEARTES VISUAIS I
O profissional da Licenciatura em Artes Visuais no contexto social. Estudo sobre a história do ensino da arte Geral em sua dimensão social, política e econômica. Estudo, organização e prática do ensino de Artes Visuais no cotidiano escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Pesquisa, práxis e desenvolvimento de Projeto Articulador interdisciplinar para o ensino de Artes Visuais com temas ligados aos conteúdos das disciplinas do 1o a série do curso.
508258 – PROJETO ARTICULADOR NO ENSINO DE ARTES VISUAIS II
Estudo sobre a história do ensino da arteno Brasil em sua dimensão social, política e econômica. Estudo, organização e prática do ensino de Artes Visuais no cotidiano escolar no Ensino Fundamental. Pesquisa, práxis e desenvolvimento de Projeto Articulador interdisciplinar para o ensino de Artes Visuaiscom temas ligados aos conteúdos das disciplinas do 2ª. série do curso.
508259 – PROJETO ARTICULADOR NO ENSINO DE ARTES VISUAIS III
Análise crítica sobre questões políticas e legislativas que regulamentam o ensino da arte e material didático da área de Artes Visuais. Estudo, organização e prática do ensino de Artes Visuais no cotidiano escolar no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Pesquisa, práxis e desenvolvimento de Projeto Articulador interdisciplinar para o ensino de Artes Visuais com temas ligados aos conteúdos das disciplinas do 3ª série do curso.
508260 – PROJETO ARTICULADOR NO ENSINO DE ARTES VISUAIS IV
Análise crítica sobre questões políticas e legislativas que regulamentam o ensino da arte e material didático da área de Artes Visuais. Estudo, organização e prática do ensino de artes visuais em espaços educacionais formais e não formais. Pesquisa, práxis e desenvolvimento de Projeto Articulador para o ensino de Artes Visuais com temas ligados aos conteúdos das disciplinas do 4ª. série do curso.
508261 – DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS I
Ementa: Didática e Metodologia de ensino das Artes Visuais na perspectiva teórico pedagógicacrítica em contraponto com as Teorias Pedagógicas Tradicionais. Alternativas didáticas e metodológicas de ensino e aprendizagem sob diferentes autores. Observação e entrevista com relatórios em espaços educativos no Ensino Fundamental e Educação Infantil escolar e não escolar. Construção do Projeto de estágio supervisionado para intervenção pedagógica nos espaços educacionais.
508262 – DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS II
Didática e Metodologia de ensino das Artes Visuais na perspectiva teórico- prática crítica em contraponto com as Teorias Pedagógicas Tradicionais. Caminhos metodológicos de ensino e aprendizagem sob a visão mais contemporânea de ensinar e de aprender a aprender Artes Visuais. Observação e entrevistas em espaços educativos de Ensino Médio e educação para a diversidade e inclusão. Construção do Projeto de estágio supervisionado para intervenção pedagógica nos espaços educacionais.
508263 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS I
Concepção de pesquisa. Epistemologia e origem da Ciência e Arte. Abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Delineamento metodológico e tipos de pesquisa. Instrumentos e materiais de pesquisa. Investigação-ação colaborativa. A perspectiva da pesquisa na contemporaneidade. Aprender a ensinar e pesquisar na escola. A pesquisa problematizada e colaborativa e a formação de professores de Artes Visuais. Projeto de pesquisa sobre o ensino das Artes Visuais.
508264 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS II
Projeto de Pesquisa sobre e das Artes Visuais, da História e teoria das Artes Visuais e pesquisa em poéticas, para uma autonomia de professor, artista e pesquisador construindo uma pesquisa mais híbrida de investigação. Pesquisa em poéticas críticas e pós-críticas numa relação interdisciplinar com a prática e produção artística. Pesquisar sobre museu de Artes Visuais e educação, bem como mediação e curadoria em espaços culturais, educacionais e artísticos formais e não formais.
508265 – ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (OTCC)
Elaboração e produção de trabalho monográfico de caráter multidisciplinar, na forma de monografia e artigo, CD-Rom, acompanhados de reflexão teórica, sob orientação de um professor, com defesa formal e pública, respeitando as normas legais, ligados a questões das Artes Visuais, do seu ensino e de sua prática, no âmbito da formação do professor.
508266 – ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ARTE
A relação entre Antropologia e Arte. O homem como processo/produto das Artes visuais. As teorias antropológicas da arte. O papel social da Arte e dos artistas. As teorias sociológicas da Arte. Problemas atuais da Antropologia e da Sociologia da Arte. Sociedade, cultura e Artes Visuais.
508267 – ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE
A arte como objeto de reflexão filosófica. A relação entre Arte e Filosofia na História da Filosofia e da Arte. Problemas atuais da Estética e das Artes Visuais. Estética e Educação.
508268 – HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS NO BRASIL
História das Artes Visuais no Brasil: Pré-História; Arte Indígena; A produção das artes no Brasil Holandês. O Barroco brasileiro. A Missão Francesa e a arte Acadêmica. Das vanguardas Modernistas ao Pós-Modernismo. Arte africana e afro-brasileira. Arte Paranaense e diversidade cultural.
508269 – PSICOLOGIA DA ARTE
Arte como produção e constituição do psiquismo humano: da infância à idade adulta. Funções psicológicas superiores na produção e fruição das Artes Visuais. Criação, poéticas e Artes Visuais. Contribuições da Psicologia da Arte na formação docente em Artes Visuais.
508270 – ARTE E TECNOLOGIA
História da Tecnologia nas Artes Visuais e seus avanços. Tecnologias contemporâneas e o ensino de Artes Visuais. A imagem e Poéticas digitais. Vídeo Arte e Vídeo Instalação. Processos criativos e os meios eletrônicos nas Artes Visuais. Produção em arte e fotografia digital no ensino para a elaboração artística visual. Tecnologias da Educação e Arte na escola e em outros espaços de educação não formal.
508271 – CINEMA, FOTOGRAFIA E VÍDEO
Tópicos sobre a história da fotografia, do cinema e do vídeo. Cinema, fotografia e vídeo enquanto linguagens. Relações entre Cinema e as Artes Plásticas. Vídeo Arte. Vídeo Instalação. Composição Fotográfica. Composição fílmica. Principais Movimentos Cinematográficos. Gêneros cinematográficos e fotográficos. Análise Fílmica. Produção em vídeo e fotografia.
508272 – POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS EM ARTES VISUAIS
Noções referentes às linguagens e tendências da arte contemporânea, poéticas e processos de criação. Poéticas do espaço, processos, técnicas e suas inter-relações dos materiais e dos procedimentos na produção de arte atual. Produção artística relacionada às Linguagens visuais contemporâneas: objeto arte; instalação; performance; happening; interferência na paisagem (natural e urbana); videoarte; cinema de artista; fotografia; web art; mail art; e propostas multimidiáticas.
508273 – ESCULTURA
Produção Tridimensional: Técnica de modelagem e desbaste. Treinamento da observação em materiais moldáveis. Técnica de reprodução de formas e realização de molde. Desenvolvimento da auto-expressão em interrelação com o ensino de artes visuais na escola.
508274 – GRAVURA
História da Gravura. Classificação das técnicas e procedimentos da obra gráfica. Introdução à gravura em relevo – Xilogravura e Linóleogravura; gravura em encavo: Calcografia ou Gravura em Metal. Procedimentos básicos de técnicas de gravação direta e indireta. Impressões diretas e simples: a monotipia e adaptações da gravura para o espaço escolar.
508275 – DIÁLOGOS ARTE- CIÊNCIA
Estudo e análise da relação entre a arte e a ciência em diferentes contextos e épocas. A construção do conhecimento no ensino de Artes Visuais a partir de pesquisa e elaboração de projetos inter e transdisciplinares de investigação ou ação em espaços educacionais formais e não formais.
508276 – LABORATÓRIO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
Estudo e produção de atividades e materiais pedagógicos interdisciplinares que viabilizem inovações com relação ao processo ensino-aprendizagem em Artes Visuais.
508277 – CERÂMICA
História da Cerâmica. Desenvolvimento de técnicas construtivas. Processos criativos, instrumentos, equipamentos e materiais. Ateliê Experimental Multidisciplinar: processo de criação e produção.
508278 – CURADORIA E CRÍTICA EM ARTES VISUAIS
Processos e Formas de Curadoria. O Curador em Artes Visuais. Curadoria Educativa. O papel da crítica em Artes Visuais. A produção da crítica para as Artes Visuais. Curadoria e Crítica no espaço escolar. Produção textual.
508279 – ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ARTES VISUAIS I
Construção e execução de um projeto de ensino e pesquisa em Artes Visuais para atuar na Educação Infantil e Ensino fundamental, tendo o planejamento- ação- observação-reflexão na organização do trabalho educativo e docência no ensino e pesquisa colaborativa, articulando universidade e escola. Planejamento, ação e avaliação na perspectiva teórica da Pedagogia Crítica de Artes Visuais e das culturas e identidades contemporâneas complexas na aprendizagem significativa.
508280 – ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ARTES VISUAIS II
Construção e execução de um projeto de ensino e pesquisa das Artes Visuais no Ensino Médio e Educação Especial fundamentado na teoria pedagógica crítica com docência em Artes Visuais na perspectiva da investigação-ação em espaços formais e não formais de educação. Estágio na Educação Especial e inclusão social das Artes Visuais e as questões da educação indígena, afrodescendente, educação do campo ou rural e de grupos minoritários.
509586 – DIDÁTICA
Reflexões sobre a Educação e Prática Pedagógica na Escola. A didática como área das ciências pedagógicas e seu desenvolvimento histórico. Organização do trabalho pedagógico do professor no cotidiano escolar: objetivos educacionais, planejamento educacional e planos de ensino, motivação e incentivo. Avaliação educacional. Didática do Ensino de Artes Visuais.
510059 – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
A história da surdez e a educação do sujeito surdo no Brasil: questões sobre o programa de inclusão. Teorias lingüísticas sobre a aquisição da linguagem pela criança surda e o estatuto da língua brasileira de sinais (LIBRAS). A Língua Brasileira de Sinais e escrita.