O FEIO NA ARTE

O FEIO NA ARTE

Processo de Transição- 1ª parte

O trabalho de transição com os acadêmicos do 1º Ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais consiste em uma proposta de reflexões teóricas, poéticas e produções artísticas em Artes Visuais, coordenado pelas professoras, Dra Adriana Rodrigues Suarez, Dra. Sandra Borsoi e Esp. Julia Pereira Souza.

Para o desenvolvimento metodológico das atividades, utilizamos como suporte dos encontros/lives o GoogleClassroom,o google meet, nas discussões a partir de textos como: “O Feio na Arte” de Ariano Suassuna e “A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana” de Gaston Bachelard, pesquisas, apresentações e produções artísticas.

Ao falarmos do Feio na Arte, primeiro texto sugerido, destacamos o que segundo De Bruyne (apud SUASSUNA, 2011, p. 237) nos diz:

“Por que o Feio nos causa esta singular mistura de sentimentos de horror, de temor, de repulsa, de piedade, de curiosidade? É porque ele nos revela o profundo mistério da nossa realidade complexa, porque ele nos faz sentir, num mistério estranho, o valor da nossa vida, a miséria que nos espreita e que contradiz tão cruelmente nossos desejos, nossas esperanças e nossos pensamentos… Quando o Feio surge na Arte, é um meio de… nos fazer captar de modo intuitivo, o sentido da vida.” (Loc. cit.)

Reflexões necessárias para compreendermos a produção artística dos artistas de toda a História da Arte desde seu princípio até os dias atuais, fundamentando a produção artística dos acadêmicos na proposta final desse processo.

Os encontros acontecem nas quintas feiras, às 14 horas, quando os acadêmicos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e professoras, se reúnem para discutir os pontos relevantee e significativos por cada acadêmico no sentido objetivo e subjetivo das propostas apresentadas a partir das suas reflexões.

O primeiro encontro realizado dia 04 de junho, teve a intenção de socializar as angústias vividas neste tempo de pandemia COVID19. Cada acadêmico falou sobre si, com isso trocamos pensamentos, angústias, esperanças e sobre nosso futuro próximo pós-pandemia. Neste encontro pudemos explanar sobre a situação da Universidade em relação as ações positivas frente a pandemia e a dinâmica que realizaremos no processo de transição.

As professoras solicitaram a leitura do primeiro texto O Feio na Arte de Ariano Suassuna, o qual proporcionou estudos significativos sobre os conceitos de grandes filósofos, discussões sobre o feio na arte, e ainda uma pesquisa sobre obras/artistas que perpassam esses conceitos em suas poéticas/técnicas.

No segundo encontro, no dia 11 de junho, foram destacados pontos importantes sobre o texto sugerido. Cada participante, apresentou seu ponto de vista, trazendo olhares fundamentados pela narrativa de Ariano Suassuna. Foi  importante essa escuta, afinal, momento oportuno para falarmos sobre as questões do feio em vários âmbitos, objetivos e subjetivos da arte e do mundo.

No terceiro encontro, dia 18 de junho, os acadêmicos aprsentaram suas pesquisas sobre o artista e obra escolhida em relação com o texto O Feio na Arte de Ariano Suassuna. Na plataforma Google Meet projetamos a obra e o acadêmico apresentou suas considerações sobre a mesma e o artista. Momento evidenciou o olhar do acadêmico sobre suas reflexões a partir das correlações feitas entre suas vivências com o texto, suas pesquisas e escolha da obra/artista.  Reflexões propositivas surgiram nas discussões entre todos os presentes.

Nessa primeira etapa, temos um resultado importante para o caminho a que se propõe a proposta geral. Fundamentar, através de leituras, pesquisas, reflexões, revisitando sempre os grandes mestres da História da Arte, com relevantes inspirações, nos capacita a alimentar percepções e com isso, professoras e acadêmicos, nos sentimos preparados para pensar sobre quem somos, o que queremos, para onde vamos e qual será nosso olhar sobre nossas produções artísticas.

Passemos então, para a segunda etapa do processo!

 

Profa Dra Adriana Rodrigues Suarez

Profa Esp. Julia Pereira Souza

Profa Dra Sandra Borsoi

 

 

  • TEXTO: O Feio na Arte (SUASUNA, A., Iniciação à Estética. (livro 04, cap.22), RJ: Ed. José Olimpyo, 2011.)

O Feio na Arte2  

 

 

Skip to content