Organização – Formato dos Estágios Curriculares Supervisionados
O Parecer nº 281/2001 – CNE/CP afirma que o estágio curricular supervisionado de ensino é o tempo de aprendizagem em que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. Assim o estágio curricular supervisionado supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Por isso é que este momento se chama estágio curricular supervisionado.
Este é um momento de formação profissional do formando seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. Ele é necessário como momento de preparação próxima em uma unidade de ensino. Tendo como objetivo, junto com a prática, como componente curricular, a relação teoria e prática social tal como expressa o Art. 1º, § 2º da LDB, bem como o Art. 3º, XI e tal como expressa sob o conceito de prática no Parecer CNE/CP nº 9/2001, o estágio curricular supervisionado é o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que, tornar-se-á concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário.
Entre outros objetivos, pode-se dizer que o estágio curricular supervisionado pretende oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino. É também um momento para se verificar e provar (em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigíveis dos formandos, especialmente quanto à regência. Mas é também um momento para se acompanhar alguns aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente distribuída pelo semestre, concentrando-se mais em alguns aspectos que importa vivenciar. É o caso, por exemplo, da elaboração do projeto pedagógico, da matrícula, da organização das turmas e do tempo e espaço escolares.
O estágio curricular supervisionado é um modo especial de atividade de capacitação em serviço e que só pode ocorrer em unidades escolares onde o estagiário assuma efetivamente o papel de professor, de outras exigências do projeto pedagógico e das necessidades próprias do ambiente institucional escolar testando suas competências por um determinado período. Em nosso curso de licenciatura, o estágio é desenvolvido a partir da elaboração e desenvolvimento de projetos.
Na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física I, iniciamos as atividades na universidade por meio de estudos e discussões de fundamentos teóricos em Ensino de Ciências/Física, possibilitando uma visão ampla das concepções vigentes no Ensino de Ciências/Física. Nesse momento, os estagiários, também iniciam suas atividades no campo de estágio – escolas. Eles são orientados a buscar uma escola para realizar a caracterização do espaço escolar, estudo dos documentos que regem a organização pedagógica da escola escolhida, e a observação das aulas de Física de uma turma, fazendo registros, seguindo um roteiro, coletando dados, que servirão para a contextualização e levantamento temático para a elaboração dos seus projetos de pesquisa. No 3° bimestre os estagiários realizam o desenvolvimento dos projetos nas escolas com o acompanhamento do professor orientador (professor da disciplina) e do professor supervisor (professor da escola). Nesta fase, o estagiário desenvolverá todas as etapas do ato educativo, ou seja, momentos de observação, planejamento, ação e reflexão. Na universidade realizamos as reflexões das aulas desenvolvidas e o planejamento das próximas aulas. O objetivo é realizar em torno da própria prática educacional com a intenção de possibilitar a conscientização da necessidade de incorporar, em sua prática, uma postura crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem. No 4° bimestre, na universidade, realizamos a sistematização do conhecimento e sua reflexão do trabalho realizado e ao final de todo o processo os estagiários apresentam e entregam seus relatórios finais de pesquisa.
Na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física II, o estagiário será orientado a participar novamente de todo o processo de pesquisa, em outra turma de Ensino Médio. Os estagiários começam suas atividades nas escolas desde o início do período letivo da universidade. No 1º bimestre realizam as observações para a elaboração do projeto de pesquisa, para ser desenvolvido no 2º e 3º bimestres nas escolas, com o acompanhamento do professor orientador (professor da disciplina de estágio) e o professor supervisor (professor da escola). Nesta fase, o estagiário desenvolverá todas as etapas do ato educativo, ou seja, momentos de observação, planejamento, ação e reflexão. No 4º bimestre, encerramos as atividades com a sistematização do conhecimento a partir da escrita e apresentação do relatório final da pesquisa.
Na estrutura curricular, o estágio tem uma carga horária total de 408 horas-aula, divididos em dois anos de 204 horas-aula, sendo 3 horas-aula na Universidade e 3 horas-aula no campo de estágio. As aulas na Universidade servirão para orientação e discussões coletivas e individuais, também para avaliação do andamento e desempenho do estagiário. As horas-aulas no campo de estágio deverão ser cumpridas em contraturno.
Estágio Voluntário
Considera-se estágio voluntário para o curso de Licenciatura em física, as atividades de aprendizagem profissional na área de Ensino de Física ou em área interdisciplinar, que propicie ao acadêmico experiência profissional com participação em situações reais ou simuladas, realizadas em entidades de direito público e privado com a qual a UEPG mantenha convênio.
O estágio voluntário desenvolvido por iniciativa do próprio acadêmico tem como objetivos permitir o desenvolvimento de habilidades didático – pedagógicas e técnico-científicas visando o enriquecimento da formação e incentivar a integração entre a Universidade e a comunidade em áreas que promovam a experiência no campo profissional.
Os campos de estágio, como definido pela resolução CEPE número 202/2000 deverão apresentar condições para: a) planejamento e execução das atividades de estágio; b) avaliação e aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos profissional do acadêmico; c) propiciar vivência efetiva de situações concretas no âmbito de formação do curso de Licenciatura em física.
As atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, bem como todas as condições de estágio devem constar em Termo de Compromisso assinado pelo acadêmico, pela unidade concedente e por representante da UEPG, conforme legislação da UEPG. Além disso, o acadêmico deve submeter ao Colegiado do curso um projeto trabalho contendo os objetivos, as atividades, as competências e habilidades a serem desenvolvidas , e anexar cópia Termo de Compromisso. O projeto deverá estar assinado pelo acadêmico, supervisor de estágio (na unidade concedente) e orientador de estágio (professor da UEPG com formação na área de física). Para homologação do estágio pelo Colegiado de Curso, o acadêmico deverá submeter para análise, o relatório final do estágio, anexando cópia da declaração comprobatória de sua realização fornecida pela concedente.