O curso de Licenciatura em Física deverá formar um profissional diferenciado por suas características de disciplina de trabalho, criatividade, independência, determinação e persistência, um educador que investiga sua prática e propõe novas alternativas pedagógicas, preocupa-se com a disseminação e a produção do saber científico, com a ética e a responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento e harmonia da sociedade.
A organização curricular definida neste projeto pedagógico considera que algumas questões são inerentes à formação para a atividade docente, entre as quais ressaltamos o preparo para: o ensino visando à aprendizagem do aluno; o acolhimento e o trato da diversidade; o exercício de atividades de enriquecimento cultural; o aprimoramento em práticas investigativas; a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares; o uso de tecnologias da informação e da comunicação e de novas metodologias, estratégias e materiais de apoio, e o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.
É compromisso do curso buscar sempre a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor, além de desenvolver e incentivar a pesquisa, com foco no processo de ensino e de aprendizagem, visto que ensinar requer, tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o processo de construção do conhecimento. Para seguir essas orientações, e alcançar as metas é fundamental que o curso siga seu projeto de avaliação apoiado na elaboração de processos que possam avaliar com clareza a qualidade da aprendizagem do aluno, da atuação do professor, e do funcionamento do curso de forma global.
É essencial a participação de todos os docentes na semana de planejamento, que deverá ocorrer sempre antes do início do ano letivo, e nas reuniões que o Colegiado deverá convocar periodicamente durante o ano letivo. Além disso, é fundamental que os departamentos definam os professores das disciplinas do curso até o final do ano letivo anterior, e que a infraestrutura dos departamentos, e da Universidade, permitam o acesso a novas tecnologias de ensino.
Oferecido no turno noturno, o curso tem duração mínima de quatro anos, e está estruturado em eixos: prática profissional, eixo pedagógico, a física do cotidiano e a ciência física. A prática profissional tem o objetivo de colocar o acadêmico em contato com sua profissão através da prática de ensino, do planejamento e elaboração de propostas pedagógicas, da investigação da prática e elaboração de material de divulgação científica. O eixo pedagógico procura dar uma formação dos fundamentos da educação, da organização do ensino e suas leis, das teorias do desenvolvimento da aprendizagem e do comportamento. A Física do cotidiano mostra como a física participa do desenvolvimento da sociedade, melhorando seu bem-estar, sua saúde e revolucionando comportamentos e costumes.
A Ciência Física mostra a construção de uma ciência que estar sempre em evolução, discutindo seus fundamentos e seus princípios e até suas fronteiras e seus desafios, sempre usando a matemática como pilar, e até ajudando a desenvolvê-la. Nesse contexto algumas disciplinas desenvolverão conteúdos de diferentes eixos.
Nosso curso de Licenciatura em Física considera que todas as disciplinas devem funcionar de forma articulada com forte interação, pois consideramos indissociável a prática, a teoria, a pesquisa e o ensino de física, onde devemos excluir quaisquer dicotomias. Nesse contexto, as reuniões de articulação são inerentes, ficando as disciplinas de Ensino de Física I, II, III e IV como responsável para coordenar esta articulação. Observamos que a participação dos professores em atividades de planejamento em grupo é fundamental.
O físico, seja qual for sua área de atuação, é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, consegue abordar e tratar problemas novos e tradicionais e estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
Dentro deste perfil geral, nosso curso formará especificamente, segundo as definições das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNF, item 1.12), profissionais Físico – Educadores que se dedicam preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja por meio de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação. Não se ateria ao perfil da atual Licenciatura em Física, que está orientada para o ensino médio formal.
O professor de Física formado a partir deste projeto pedagógico deverá ser consciente do seu papel de educador, da importância da ciência Física, e que sua interação com seus alunos ajudará na formação de cidadãos importantes para a sociedade. Será um professor capaz de inovar, negociar e regular a sua prática pedagógica a ponto de criar situações de aprendizagem, planejando sua disciplina priorizando a construção do conhecimento e utilizando processos de avaliação consistente com o resultado esperado, e que esta avaliação o oriente no desenvolvimento e novo planejamento de sua disciplina.