Acervos

Acervos Documentais

Formado por um vasto registro histórico, o Museu, através do Centro de Documentação, cumpre com um dos seus objetivos institucionais: o de fornecer e produzir conhecimento. Com a intenção de alcançar pesquisadores em geral o Arquivos Históricos Hugo Reis disponibiliza Acervos diversos, dentre eles:

  • Acervo de jornais regionais (com destaque para o Diário dos Campos, Jornal da Manhã e Diário da Manhã);
  • Acervo de Revistas (com destaque para O Cruzeiro, Carioca, Manchete e Veja);
  • Acervo Iconográfico;
  • Acervo de Negativos do Centro de Recursos Audiovisuais (CRAV/UEPG);
  • Acervos Institucionais;
  • Acervo de Memória Política;
  • Acervo Numismático;
  • Acervo Bibliográfico (Com destaque para a Biblioteca do Museu);

Além disso, completam a lista de Acervos registros sobre História local, regional e nacional, acessíveis aos pesquisadores de graduação, pós-graduação, bem como ao público em geral.

Parte dos acervos documentais do Museu Campos Gerais, através da seção de digitalização, vem sendo disponibilizada de modo digital na página eletrônica Memórias Digitais.

Reserva Técnica

O acervo de um museu não é composto somente da parte expositiva, ou seja, daquilo que está exposto. Grande parte do acervo fica guardada e conservada em um ou mais salas, espaço conhecido como Reserva Técnica – um ambiente com controle de climatização e constante higienização. Dessa forma, o acervo fica protegido de fatores que podem acelerar seu processo de degradação, tais como poluição, luminosidade, poeira e umidade.

A Reservas Técnicas, pode-se dizer, são o ‘coração’ de um museu, são a base para as demais atividades vitais, como fornecer material para as exposições, como fonte de pesquisa e, sobretudo, para preservar objetos para o futuro – essa a primeira diretriz de um museu.

O Museu Campos Gerais possui três Reservas Técnicas, cada uma com diferenciada gama de objetos, abrangendo as seguintes categorias de cultura material:

- Armamento

- Arqueologia

- Cultura popular

- Maquinário e utensílio

- Coleção Etnográfica

- Indumentária

- Instrumentos musicais

- Mídia

- Mobiliário

- Numismática e medalhística

- Uso pessoal

- Uso doméstico

Os objetos abrangem desde a pré-história, como material lítico (rocha trabalhada), moedas do século XIX, até utensílios atuais do século XX, como porcelanas, máquinas de escrever e costura, equipamentos de mídia (rádio, TV, vitrola, projetores, câmeras fotográficas e de filme), peças do mundo do trabalho, objetos do cotidiano, de uso doméstico ou pessoal.

Renoaldo Kaczmarech

Acervos Digitalizados (Memórias Digitais)

Acesse aqui o Memórias Digitais

Skip to content