nep@uepg.br

Atividades com instituições parceiras – 2021

O NEP/UEPG atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa (Paraná) na formação continuada de professores em Educação para a Paz. A parceria acontece através do Núcleo de Formação (NUFAT/SME) com oficinas, cursos, palestras e grupo de trabalho, na construção de alternativas pedagógicas para a prevenção das violências e valorização das convivências escolares através de práticas relacionadas a: valores humanos, direitos humanos, mediação de conflitos, ecoformação e pedagogia das convivências.

É importante ressaltar que a Educação para a Paz tem uma estrutura conceitual e metodológica que precisa ser considerada na organização de suas ações pedagógicas. Considerar estes fundamentos é o caminho mais adequado para cumprir as definições do Plano Nacional de Educação (Meta 7.23) e a Lei 13.663/2018 que tratam do tema. Além disso, é necessário considerar a discussão sobre a Educação para a Cidadania Global (ECG) apoiada pela Agenda 2030 da ONU.

Cursos 2021

Diálogo com a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa sobre a Cultura de Paz nas Políticas Nacionais de Saúde. A pandemia da Covid-19 trouxe bastante luz para as violências estruturais e sociais no país. Isso impacta além do virus, em questões sociais profundas do país. A discussão entre Cultura de Paz e Saúde é cada vez mais importantes, em face da Agenda 2030 da ONU.

Mesmo com os limites impostos pela Pandemia da Covid-19, ainda são possíveis algumas ações diretamente com alunos nas escolas. Um exemplo foi um diálogo com alunas e alunos do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Educação de Ponta Grossa, sobre a Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Cultura de Paz.

Uma parceria que acontece faz quase 10 anos é com o Conselho Municipal de Cultura de Paz da cidade de Londrina (PR). O COMPAZ/Londrina é pioneiro no país, fazendo trabalho desde o início dos anos 2000. Este ano, em nossa parceria, o COMPAZ criou seu próprio Núcleo de Pesquisa – o NEP – Londrina.  São passos fundamentais no avanço social do tema.

Atividade conjunta com o Conselho Regional de Psicologia, discutindo a Cultura de Paz em relação às violências – direta. estrutural e cultural no Brasil !