PROJETOS

AGLOMERADOS PRODUTIVOS DO PARANÁ: UMA ANÁLISE SETORIAL E ESPACIAL

Descrição: Descrição: As aglomerações produtivas tornam-se importantes para a dinâmica econômica de toda a região onde está instalada. Desta forma, identificar as aglomerações existente e os fatores determinantes dessas aglomerações se torna crucial para que políticas dirigidas possam ser efetivadas, na busca da intensificação do desenvolvimento ao longo do Paraná.Assim, o objetivo desta pesquisa é de analisar a distribuição dos aglomerados industriais nos municípios paranaenses, nos anos 2000, além de identificar seus fatores determinantes.

Financiamento: Fundação Araucária.

O EFEITO DAS EXPORTAÇÕES NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MICRORREGIÕES DO BRASIL: UMA ANÁLISE ESPACIAL COM DADOS EM PAINEL

Descrição: A base da teoria econômica, por alegações diversas, chega ao mesmo ponto quanto à necessidade de ampliar o mercado (indo além do interno) para que se mantenha o dinamismo econômico. Em especial, na teoria keynesiana, a importância do comércio externo é vista tanto pelo lado do efeito multiplicador das exportações sobre a produção e o emprego, como pelo lado monetário, em que o aumento dos meios de pagamentos provocados pelo afluxo de renda do exterior reduz a taxa de juro e estimula, ao mesmo tempo, os investimentos. Mais do que isso, alguns autores argumentam que as diferenças quanto à composição das exportações podem interferir diretamente do crescimento econômico de cada região. Neste contexto que se justifica tal pesquisa, cujo intuito é analisar esse possível efeito das exportações (diferenciadas em níveis tecnológicos) sobre o dinamismo econômico das microrregiões brasileiras..
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

ANÁLISE DA INTENSIDADE AGRÍCOLA DOS MUNICÍPIOS DE ALGUNS ESTADOS BRASILEIROS NOS ANOS DE 2000 E 2010

Descrição: Nas últimas quatro décadas, em especial, o meio rural brasileiro vem sofrendo mudanças. Outras atividades não agropecuárias no meio rural vêm aumentando com o passar dos anos, e não se pode mais dizer que o meio rural brasileiro é apenas agrícola, pois, outras atividades vêm fazendo parte do dia a dia desse meio rural. Também observa-se que o meio rural tem diminuído sua importância econômica e populacional em certas regiões, no entanto, esses processos (de alteração da importância populacional do meio rural das regiões e das atividades agrícolas no meio rural) não são homogêneos, variando entre e dentro dos estados brasileiros. Dentro do contexto acima, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a distribuição e os determinantes da intensidade agrícola no meio rural dos municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás para os anos de 2000 e 2010.

LEVANTAMENTO DO ORÇAMENTO FAMILIAR PARA O MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

Descrição: Um dos grandes efeitos da grave crise econômica por qual atravessa a economia brasileira é a diminuição da renda familiar e o aumento da proporção de famílias inadimplentes. Uma das formas de mitigar esse problema é identificar os hábitos de consumo das famílias e, a partir daí, traçar estratégias de conscientização sobre o gerenciamento do orçamento familiar. Com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) é possível obter informações sobre a pauta de consumo e os gastos com produtos e serviços das famílias ponta grossenses por faixa de renda. Destaca-se que a identificação de hábitos de consumo é de suma importância, pois pode subsidiar estudos sobre mudanças na estrutura das despesas familiares e custo de vida do orçamento doméstico (habitação, saúde, educação, transporte, etc.). A partir da identificação dos hábitos de consumo, serão realizados alguns eventos que visam conscientizar os cidadãos ponta grossenses sobre os hábitos de consumo e planejamento do orçamento familiar, como consequência disso, espera-se melhorar a situação financeira das famílias. Nesse caso, serão realizados eventos sobre técnicas de gestão do orçamento doméstico, os quais terão como público alvo os acadêmicos e os servidores da UEPG, bem como, a comunidade em geral.

O EFEITO DA VOLATILIDADE DA TAXA DE CÂMBIO SOBRE O COMÉRCIO INTERNACIONAL BRASILEIRO

Descrição: Muitas alterações nas políticas internas dos países vêm contribuindo para remodelar o sistema monetário internacional; seja com a política cambial chinesa, seja com os diversos problemas enfrentados recentemente na União Europeia, nos Estados Unidos, ou até entre os países do Mercosul. De fato, tais acontecimentos aliados à recente crise financeira internacional, vêm revigorando o debate em torno da taxa de câmbio. Alguns dos problemas com esta discussão diz respeito à relevância, ou não, da independência da política monetária para não ser influenciada pelas flutuações dos ciclos dos negócios. Outro problema é o efeito da volatilidade cambial sobre o mercado financeiro. E um último problema neste debate se refere à importância da taxa de câmbio sobre os fluxos comerciais. Uma parte da literatura sustenta que os riscos associados à variabilidade da taxa de câmbio desencorajam exportadores de venderem os seus produtos no mercado internacional. O problema é que muitos países tomam decisões sobre suas políticas internas baseadas nas suas necessidades de equilíbrio macroeconômico, as quais podem ter sérias consequências internas e para os outros países. Por isso, a questão da magnitude do efeito da volatilidade cambial sobre o comércio é uma questão empírica que merece ser investigada. Inserindo-se no contexto apresentado anteriormente, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar o impacto da volatilidade da taxa de câmbio sobre o comércio setorial brasileiro.

 

 

Skip to content