Rede Colaborativa

Apresentação da Rede Colaborativa

Diante de um conturbado e sombrio contexto global para o campo da Saúde Coletiva provocado pela pandemia da COVID-19, e, em particular, para a Saúde Bucal Coletiva (SBC) no Brasil, agravado pela ausência de um plano de emergência nacional, seus protagonistas - trabalhadores, gestores, docentes, pesquisadores, discentes e usuários - são convocados a ativar redes de colaboração e proteção da vida, em um esforço cooperativo de enfrentamento à COVID-19.

Nesse cenário trágico, em que mais de 43 milhões de brasileiros foram contaminados e de mais de 13000 mil vidas foram levadas nos primeiros seis meses de pandemia da COVID-19, emerge a Rede de Saúde Bucal Coletiva da Região Sul (Rede SBCSul), com o objetivo principal de avaliar processos de trabalho e de educação em torno do uso das medidas de biossegurança no âmbito do trabalho na saúde bucal.

A Rede SBCSul propõe-se a articular, nos três estados da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), as principais universidades públicas (UFRGS, UFSC, UEPG e UFPR), os órgãos de classe (Conselhos Regionais de Odontologia), as Coordenações de Saúde Bucal das Secretarias Estaduais de Saúde, assim como, a Associação Brasileira de Odontologia (ABENO). Propõe-se ao desenvolvimento de ações de pesquisa-ensino e extensão protagonizadas por professores, estudantes, pesquisadores e trabalhadores no contexto pandêmico.

Apesar de tantos aspectos negativos, sem dúvidas um dos legados positivos serão o trabalho de redes de pesquisa, como a Rede SBCSul, que não acabará após o fim da pandemia. Juntos somos mais fortes!

Instituições de Pesquisa / Pesquisadores envolvidos

Grupos de Pesquisas / Ligas

Parcerias

CROs

Skip to content