O Paraná Fala Idiomas
Com o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), bem como da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o Programa O Paraná Fala Línguas Estrangeiras tem como principal objetivo apoiar o processo de internacionalização das instituições de ensino superior do Paraná. Com o aprimoramento das capacidades de comunicação científica e acadêmica em língua estrangeira, os cursos de graduação e pós-graduação de nosso Estado podem conquistar um patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras.
A primeira etapa do programa iniciou no segundo semestre de 2014 com o Paraná Fala Inglês (PFI) e teve duração de 22 meses envolvendo as sete universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO, UNIOESTE). Nesta etapa, foram ofertados cursos semestrais de língua inglesa preparatórios para o exame TOEFL iBT, em nível intermediário e pós-intermediário para a comunidade universitária.
A segunda etapa do Paraná Fala Inglês iniciou em junho de 2017, com um Acordo de Cooperação firmado entre a SETI e a Languages Canada, de significativa importância para a política linguística do Estado. Nesta fase, partiu-se do princípio de que é necessário ir além da preparação para os testes de proficiência, indo ao encontro das reais necessidades dos contextos educacionais, a fim de promover ações que impulsionem as universidades de maneira significativa na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, que ultrapassem as barreiras geográficas. Em 2018, alunos e coordenadores institucionais das 7 universidades participaram de um programa de mobilidade internacional no Canadá, com 21 (vinte e uma) bolsas ofertadas pela Languages Canada.
Os programas Paraná Fala Inglês, na terceira etapa iniciada em 2019, Paraná Fala Francês, implementado em 2019, e Paraná Fala Espanhol, em 2020, fazem parte do plano estratégico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) chamado “Paraná Fala Línguas Estrangeiras", tem com objetivo ampliar a oferta de línguas estrangeiras a fim de inserir as universidades em um relevante contexto mundial.
Desse modo, é possível perceber que o Programa “O Paraná Fala Línguas Estrangeiras”, no geral, está se consolidando com grande visibilidade e importância, e traz, cada vez mais, novas oportunidades à comunidade acadêmica de cada IEES do Paraná.
Objetivo Geral
Impulsionar as universidades a promoverem ações de internacionalização de maneira significativa por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que ultrapassem as barreiras geográficas ao capacitar estudantes, docentes e agentes universitários em língua estrangeira.
Objetivos Específicos
- Ofertar cursos preparatórios para obtenção da pontuação necessária em exames internacionais de língua inglesa;
- Ofertar cursos de inglês, francês e espanhol, potencializando as publicações em revistas internacionais de alto impacto
- Ofertar cursos para intensificar a participação da comunidade acadêmica em eventos internacionais e preparar a comunidade acadêmica para o cenário internacional da pesquisa, considerando a diversidade linguístico-cultural;
- Ofertar cursos em áreas estratégias de desenvolvimento internacional da universidade;
- Fomentar a parceria com países falantes das línguas estrangeiras ofertadas pelo programa, a fim de promover ações conjuntas em prol da qualificação, fortalecimento e expansão do Paraná Fala Idiomas.
Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) - Fundo Paraná - Programa Parana Fala Idiomas