Natural de Mafra (SC), Caroline Passos decidiu ainda na adolescência que seguiria carreira no jornalismo. Aos 13 anos já sabia o que queria e, ao ingressar na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tornou-se a primeira de sua família a chegar ao ensino superior. O desafio de morar em outra cidade e se manter financeiramente não a impediu de mergulhar de forma intensa na vida acadêmica.
Entre 2001 e 2004, Caroline teve uma trajetória marcada pela participação em atividades extracurriculares, oficinas, disciplinas complementares e na gestão do Centro Acadêmico. O convívio nos laboratórios de produção foi fundamental para sua formação técnica e para o vínculo próximo com professores e colegas.
Durante o curso, destacou-se em projetos práticos. Um dos momentos mais marcantes foi a co-direção do documentário Post Mortem (2003), sobre o artista Pedro Ruta, em que teve sua primeira experiência como roteirista. A produção, realizada em equipe, está disponível no YouTube através da pesquisa “Memória Audiovisual do Curso de Jornalismo da UEPG”.

Caroline e colegas de turma no primeiro ano do curso de jornalismo em 2010. Crédito: Arquivo de Caroline
Outra experiência decisiva foi sua primeira reportagem investigativa, publicada no jornal-laboratório do curso, o Foca Livre. A pauta surgiu a partir da denúncia de que servidores recebiam adicional de insalubridade irregularmente. Caroline fez plantão no departamento, visitou laboratórios e buscou diversas fontes para confirmar a informação. O trabalho, complexo e desafiador, resultou em uma apuração que levou a universidade a abrir investigação interna e confirmar irregularidades. O caso repercutiu também na imprensa local e estadual, e consolidou sua vocação para o jornalismo crítico e aprofundado.
Entre as disciplinas, Caroline lembra com carinho de Teoria da Comunicação, Fotojornalismo, Comunicação Comunitária e Radiojornalismo, além da orientação do professor Sérgio Gadini em seu Trabalho de Conclusão de Curso na área de jornalismo cultural. Após a graduação, construiu uma trajetória sólida na profissão. Atuou por cerca de dez anos como repórter e editora em veículos como Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina e Jornal de Santa Catarina. Com a equipe deste último, recebeu o Prêmio Esso, Regional 2 pela cobertura da Tragédia de Blumenau em 2008.
Com o tempo, passou a se dedicar também à assessoria de imprensa e ao jornalismo em áudio. É cofundadora do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, projeto selecionado para programas de aceleração como o Acelerando Negócios Digitais (ADJORI/Meta) e o GNI Startups (Google). O Posfácio Podcast vem conquistando reconhecimento nacional, com destaque para o 2º lugar no Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo em 2024 e 2025, e o 3º lugar no Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo em 2024.

Caroline e colegas de turma no primeiro ano do curso de jornalismo em 2010. Crédito: Arquivo de Caroline
Atualmente, Caroline ingressou no Mestrado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa voltada à presença de mulheres na produção de podcasts jornalísticos, unindo trajetória acadêmica e prática profissional. Ao recordar sua passagem pela UEPG, ela destaca a importância dos amigos que fez no curso e a vivência coletiva. “O que mais gostei foram as pessoas. Meu grupo de amigos foi essencial para que eu terminasse o curso e tivesse a oportunidade de vivenciar histórias”, afirma. Caroline relembra da rotina cotidiana de almoçar no Restaurante Universitário (RU) com os amigos e afirma que como a internet na época era pouco acessível, e em casa era discada, isso permitiu maior contato com os professores, colegas e a possibilidade de participar de eventos acadêmicos.
Além dos bons momentos, a egressa afirma que foi marcante em sua trajetória, os momentos críticos do curso, e os quais precisaram de mobilização estudantil. Passos carrega consigo a marca de uma formação comprometida com o jornalismo crítico, colaborativo e inovador. Valores que seguem impulsionando sua carreira.

Alunos da turma de Caroline, reunidos no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa em Uvaranas. Crédito: Arquivo de Caroline Passos
Ficha técnica
Produção: Juliana Emelly
Edição e publicação: Fernanda Matos Rocha e Gabriele Proença
Revisão: Juliane Paszko Goltz
Supervisão de produção: Aline Rosso
Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Kossar
