Delegacia da Mulher em Ponta Grossa permanece sem atendimento 24 horas


Delegacia da Mulher de Ponta Grossa | Foto: Hellen Scheidt

Proposta de atendimento contínuo na Delegacia da Mulher de Ponta Grossa ainda não foi concretizada

A Delegacia da Mulher de Ponta Grossa, situada na Rua XV de Novembro, 909, funciona sete horas por dia de segunda a sexta-feira. Como já citado nos textos anteriores dessas reportagens, o atendimento da polícia é um dos pilares mais importantes para mulheres que passam por situações de violência.
A Lei Federal n° 14.541, sancionada em 4 de abril de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que todas as Delegacias da Mulher do país tenham atendimento ininterrupto, o que inclui feriados e finais de semana. A mesma lei cita que o atendimento deve ser feito em uma sala reservada com policiais mulheres para que a vítima sinta-se mais segura e acolhida. O regulamento ainda aborda a autorização do uso de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública na construção de Delegacias da Mulher.
No dia 27 de maio deste ano, a deputada Mabel Canto (PP), a vereadora Joce Canto (PP), o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos) e o vereador Leandro Bianco (Republicanos) estiveram presentes em uma reunião com o coronel Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Estado da Segurança Pública. A reunião teve o objetivo de elaborar uma proposta de atendimento de 24 horas na Delegacia da Mulher em Ponta Grossa, além de instalar uma sala destinada a acolher crianças e mulheres que sofreram violência de forma humanizada. e
Até o momento, a população espera que essa situação seja resolvida, pois a proposta não foi implementada efetivamente, e segue apenas em estudo e análise interna da Segurança Pública Estadual. A repórter buscou contato com a Delegacia da Mulher de Ponta Grossa para realizar uma entrevista, em busca de explicação sobre o posicionamento do órgão, porém, não obteve resposta até o momento.
Uma vítima de violência doméstica e que prefere deixar seu nome em anonimato, relatou que como mulher, sentiria-se mais segura se o atendimento da Delegacia fosse 24 horas, pois os profissionais são específicos para atender esses casos. “É um absurdo a delegacia ter o mesmo horário que lojas comerciais, afinal,não estamos tratando de mulheres que foram comprar roupas, mas sim, de mulheres que sofrem comameaças, estupro, violência e que procuram ajuda da policia”, desabafa.
A advogada, Isadora Henneberg Reis, explica que quando a Delegacia da Mulher encerra o atendimento, os casos de urgência são transferidos para a 13ª, e portanto, o delegado que estiver de plantão se torna responsável pelas ocorrências. Quando o atendimento retorna, ele é repassado para a delegacia responsável para que o procedimento de investigação siga o protocolo.
O horário de atendimento da Delegacia da Mulher em Ponta Grossa é: de segunda a sexta-feira das 9h às 12h, retornando às 14h para até às 18h; fechada em finais de semana e feriados. Ela está localizada na Rua Quinze de Novembro, 909, no centro de Ponta Grossa, e pode ser contatada pelo telefone: (42) 3309-1300. Quando a Delegacia Especializada da Mulher estiver fora do horário de atendimento, a vítima precisa ligar para a Guarda Municipal de Ponta Grossa (153), Polícia Militar de Ponta Grossa (190) ou para a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa (42 3219-2750).

Esta matéria sobre violência contra a mulher faz parte de uma série de reportagens que está sendo produzida para a matéria de Produção e Edição de Textos Jornalísticos III.

Ficha técnica
Texto: Giovana Guarneri
Edição e publicação: Amanda Grzebielucka, Maria Cecília Mascarenhas e Vinicius Orza
Supervisão de produção: Hendryo André
Supervisão da publicação: Aline Rosso e Kevin Furtado

Skip to content