Manuela Roque Ferreira e sua paixão pelo telejornalismo desde a graduação

Manuela Roque Ferreira, de 23 anos, integrou a turma 34 (2019-2022) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, atua como apresentadora do programa Destaque na Rede Massa de Ponta Grossa. 

Desde a época da graduação, sua paixão sempre foi o telejornalismo. Foi através do Correspondente Local, telejornal laboratorial do curso, que desenvolveu habilidades como repórter e apresentadora de TV, as quais hoje fazem parte da rotina de trabalho. “Sou completamente apaixonada pelo universo do telejornalismo e graças ao Correspondente Local, pude transformar esse sonho em realidade e dar o primeiro passo no que hoje eu posso chamar de carreira profissional” afirma Manuela. 

Sua trajetória acadêmica também foi marcada pelo interesse em jornalismo cultural. No período da graduação, fez parte de vários projetos ofertados pela UEPG, como o Cultura Plural, no qual atuou como bolsista. Além disso, esteve presente nas Semanas de Comunicação, Congressos regionais e nacionais. Manuela destaca que a rotina era intensa, pois se tratava de um curso integral, mas, por outro lado, foi essencial para compreender a realidade do mercado de trabalho de um jornalista.

Ela participou do time de cheerleaders, o Arlequinas, que faz parte da Atlética de Jornalismo, no qual atuou como presidente do time durante três dos quatros anos que esteve no curso. “Gosto de brincar que o sono a gente recupera com o tempo, mas as experiências que a rotina da faculdade oferece não voltam mais”, comenta Manuela.  

Por conta da sua participação como bolsista do Cultura Plural, ela teve a oportunidade de participar do Intercom Sul e Nacional representando a UEPG em Balneário Camboriú (SC), João Pessoa (PB) e Guarapuava (PR). 

Manuela também fala sobre a oportunidade que teve de aprender com profissionais que deixaram sua marca no jornalismo regional. “São verdadeiras lendas na UEPG, tenho muita admiração e gratidão aos professores e principalmente à professora Karina Janz Woitowicz, a qual me orientou no TCC e me ensinou a amar o jornalismo cultural e deixar minha marca com muita humildade e amor por onde eu passasse”, comenta a jornalista. 

Suas matérias favoritas eram Telejornalismo, Crítica de Mídia e Núcleo de Redação Integrada (NRI). Seu objetivo sempre foi trabalhar na TV desde seu primeiro ano de graduação. Após a formação, ela buscou as emissoras de TV da cidade na tentativa de encontrar oportunidades profissionais. Desde setembro de 2023, integra a equipe de jornalistas da Rede Massa Ponta Grossa, afiliada do SBT, englobando uma área de cobertura de 80 cidades no estado do Paraná. “Uma responsabilidade grande, mas pela qual estudei muito e batalhei para alcançar”, afirma Manuela. 

Manuela no estúdio de gravação do programa Destaque da Emissora SBT de Ponta Grossa.

Dentre as histórias marcantes na graduação, uma delas foi o dia 10/02/2023, sua apresentação de TCC que também era o último dia de aula da turma 34 antes da colação de grau. Manuela diz que nesse dia teve receio, assim como qualquer outro aluno, de que algo desse errado na apresentação. Por fim, ela recebeu a nota máxima no trabalho. Sua comemoração foi com um sorvete de chocolate para encerrar com chave de ouro a graduação. 

Manuela comenta que sente saudades dos amigos no dia a dia do curso e que aprendeu muito com todos dentro da graduação. “Se tem algo que nunca esqueci do curso de Jornalismo da UEPG, é da importância de você ser fiel às suas palavras, ser respeitoso consigo mesmo e com o próximo e, principalmente, ser um profissional ético e íntegro”, afirma a jornalista. 

Ficha técnica

Produção: Giovana Guarneri

Edição: Gabrieli Mendes e Isabele Machado

Revisão: Gabriela Denkwiski

Supervisão de produção: Aline Rosso

Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Kossar

Skip to content