Produção revela desafios, rotinas e desigualdades que marcam a jornada rumo ao Ensino Superior.
O minidocumentário “Antes da aprovação: os bastidores da preparação para o vestibular”, produzido pelas estudantes do segundo ano do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Giulia Neves Santos, Maria Fernanda de Almeida Sperafico e Nathália Stüpp, retrata diferentes realidades, contextos e experiências que marcam a busca pelo sonho da formação acadêmica.
No município, a UEPG se destaca como a principal instituição pública de Ensino Superior, oferecendo mais de mil vagas distribuídas em 43 cursos de graduação. A produção reúne profissionais da área da Educação, coordenadores de cursinhos preparatórios e estudantes de instituições particulares, públicas e de ensino a distância.
As entrevistas foram realizadas com Luiz Frederico, conhecido como “Fred”, coordenador de um cursinho particular da cidade; Rodrigo Milleo, coordenador do Grupo de Estudos Pré-Vestibular Imaculada Conceição; Maria Domenica Nadal, a “Madô”, coordenadora auxiliar do Cursinho Imaculada; Guilherme Roza, estudante de um cursinho online; Ícaro Conrado, estudante do Imaculada; e Maria Vitória Lima, estudante da rede particular.
Entre os temas abordados, o minidocumentário discute o funcionamento dos cursinhos preparatórios, a rotina de estudos dos vestibulandos, as motivações que impulsionam o ingresso no Ensino Superior, as formas de lidar com a pressão emocional e o papel transformador da educação na vida dos jovens.
Os cursinhos desempenham um papel essencial na preparação dos estudantes. O cursinho particular registra 147 aprovações nos últimos três anos. Já o Cursinho Imaculada Conceição (GEPIC), composto por professores voluntários e com seleção baseada na renda familiar, atende cerca de 350 pessoas ao ano, embora apenas de 100 a 120 concluam todo o processo de preparação. A taxa de aprovação em universidades públicas, como a UEPG e a UTFPR-PG, chega atualmente a 45%.
Por meio dos relatos reunidos, o minidocumentário evidencia o impacto da formação acadêmica na trajetória de estudantes e profissionais. Ao mesmo tempo, aborda os desafios e as desigualdades que permeiam o acesso ao Ensino Superior, propondo reflexão sobre os diferentes caminhos percorridos por aqueles que buscam a tão desejada aprovação.
Ficha técnica
Produção: Giulia Neves Santos, Maria Fernanda de Almeida Sperafico e Nathália Stüpp
Roteiro: Giulia Neves Santos, Maria Fernanda de Almeida Sperafico e Nathália Stüpp
Ano: 2025
Edição e publicação: Eloise da Silva
Supervisão de produção: Aline Rosso
Supervisão de publicação: Kevin Kossar e Aline Rosso
