Historiando PET

HISTORIANDO O PET 

O projeto historiando teve seu início no ano de 2020 com a intenção de homenagear o grupo PET História UEPG pois estávamos completando 10 anos de existência. Com isso, será colocado nessa plataforma a toda nossa trajetória com informações sobre quem são os responsáveis pelo PET, quem são os integrantes, o que nós realizamos e toda a nossa jornada em eventos e projetos que já foram realizados ou que estão em fase de desenvolvimentos.

Além de trazer ex-integrantes e ex-tutores para que tenham um lugarzinho reservado em especial para eles em nossa plataforma.

 

SURGIMENTO DO PET HISTÓRIA UEPG

Assim como a “História é feita de pessoas” a história do nosso PET  também é, sendo composta por vários nomes e rostos o “Historiando PET” é uma homenagem para todos que fizeram parte dessa trajetória de dez anos de dedicação, empenho, amor pelo aprendizado e de resistência.

Foi em 2010 que o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior e da Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, tornou público o resultado do Edital nº 09 SESu/SECAD referente a criação dos novos grupos PET. Foi com essa publicação que o PET História UEPG teve seu inicio, tendo Luiz Fernando Cerri como o primeiro tutor do que se iniciaria então. Confira o edital aqui.

O PET História UEPG consiste num programa de atividades de formação, centrado na produção compartilhada de conhecimento sobre a história comunitária, local e regional, a produção de mídias e espaços para divulgação científica dos conhecimentos e sua utilização didática na educação pública e comunitária. É formado por alunos de todas as séries dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em História e por um professor (tutor) do Departamento de História, que exerce a função de orientador das atividades. Os resultados dessas atividades deverão suprir as demandas de formação dos graduandos em História dos cursos da UEPG, ao mesmo tempo em que suprem necessidades de conhecimento da Rede Pública Municipal Estadual de Educação, bem como de entidades comunitárias, movimentos sociais e culturais em Ponta Grossa e na região de abrangência da UEPG.

O PET História já atuou e tem atuado em escolas públicas, algumas delas rurais, comunidades quilombolas, bairros populares, assentamentos de trabalhadores rurais, sempre buscando criar e reforçar os vínculos entre a Universidade e a Comunidade. Atua também dentro da universidade, promovendo clubes de leitura sobre livros trabalhados no decorrer do curso, bem como recepcionando e instruindo os novos acadêmicos do curso.

As atividades estão sustentadas em estruturas de ensino, pesquisa e extensão já existentes: as disciplinas de prática nos currículos de licenciatura presencial e a distância, as disciplinas de metodologia da pesquisa e gestão do patrimônio histórico no bacharelado, o Centro de Documentação e Pesquisa em História e a participação dos professores do Departamento de História nos programas extensionistas de formação de professores. O programa também se articula com a pesquisa de nível de graduação e de pós-graduação.

Entre as primeiras atividades do grupo foi V Ciclo de Seminários em Didática da História, em julho de 2011, no qual participou da organização e das atividades, junto com o GEDHI, tendo como tema “História recente e identidades no MERCOSUL”.(Clique aqui para ver o álbum completo)

Entre as outras atividades realizadas pelo PET em seu primeiro podemos citar:
visitar o Parque Histórico de Carambeí;
e também a sua participação na organização da Semana da Consciência Negra.

 

Confira a lista completa de atividades realizadas pelo PET História em 2011 clicando aqui.

HistoÉ foi o boletim elaborado pelo grupo PET História UEPG e distribuído aos alunos de licenciatura e bacharelado em História, publicado pela primeira vez em 9 de maio de 2013, atuava como um pequeno jornal apresentando um pouco sobre o próprio grupo, os editais de iniciação cientifica e um pouco sobre os professores para que os alunos interessados em pesquisa pudessem se preparar, além de divulgar eventos e comentar temas como politica, defesa do ensino e da pesquisa além de apresentar um pouco das pesquisas dos Petianos.

Confira as primeiras edições da HistoÉ  ( Primeira edição & Segunda edição)

Em uma das primeiras atividades que grupo PET História da UEPG realizou em seus primeiros anos, das quais temos registradas, foi visitar no dia 12 de junho de 2013 a Casa Familiar Rural, na cidade de Reserva – PR, e o assentamento Guanabara, vinculado ao Movimento dos Sem Terra (MST) em Imbaú – PR. A CFR trabalha com filhos de pequenos agricultores e assentados da reforma agrária na região, por meio da pedagogia da alternância. Leia a matéria completa no site original do PET.

 

 

TUTORES

 Luiz Fernando Cerri

Possui graduação em História (1992), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História e no mestrado profissional (ProfHistória) da UEPG. Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, didática da história, consciência histórica, identidade social, ensino de história. Líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI). É presidente da Associação Brasileira de Ensino de História (mandato 2019-2020) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

 

 

Rosangela Maria Silva Petuba

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História (1997) e Mestrado em História Social (2001) pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho e Movimentos Sociais e também desenvolve estudos na área de Cinema Brasileiro atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores rurais e urbanos, cidade, ferrovia e fontes orais e cinema na investigação em história social.

 

 

Robson Laverdi

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1995), mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (1998) e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2003). Realizou estágio de pós-doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2010). Entre os anos 19997 e 2012 foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Hoje é professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Coordena o Laboratório de Pesquisa Memória, Cultura e Natureza. Desde 2013 desenvolve pesquisa continuada sobre Memória, Oralidade e Cultura Ordinária. É sócio da Associação Brasileira de História Oral desde 2007, tendo feito parte de sua diretoria na gestão 2012-2014; e desde 2010 da Red Latino-americana de História Oral. Desenvolveu atividades como professor visitante na Universidad Nacional de San Juan Bosco (Patagônia/Argentina, 2008), na Universidad de Buenos (Argentina, 2009), Univesidad de la República (Uruguai, 2014). Professor pesquisador convidado da Cátedra UNESCO/UFGD Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras (Desde 2014).

 

Alessandra Izabel de Carvalho 

Bacharel e licenciada em História e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professora associada do Departamento História e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Editora da Revista de História Regional (RHR). Coordenadora do Núcleo/Laboratório de pesquisas em Memória, Cultura e Natureza. Tutora do PET-História Ambiências e Sensibilidades (DEHIS/UEPG). Pesquisadora da área de História Ambiental, com ênfase nas relações entre pessoas e montanhas (tese de doutorado), história das florestas com araucárias e sistemas tradicionais de produção da erva mate (pesquisa atual). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, natureza, cultura e comportamento.

 

Georgiane Garabely Heil Vázquez

É licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), Doutora (2015) e Mestra (2005) em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR, com pesquisas na área de Estudos de Gênero. Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG e professora dos Programas de Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico – História, Cultura e Identidades ( PPGH/ UEPG) e no Mestrado Profissional em Ensino de História ( PROFHISTÓRIA- UEPG).Tutora responsável pelo Programa de Educação Tutorial do grupo PET História UEPG ( Educação e Diversidade). Líder no grupo Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades ( LAGEDIS/ CNPq), da Universidade Estadual de Ponta Grossa e pesquisadora vinculada ao grupo História da assistência à saúde COC/ FIOCRUZ/ CNPq. Desenvolve pesquisas vinculadas aos debates sobre Estudos de Gênero, História das Mulheres, Medicina e Cultura, História da Medicina, Maternidade, Memórias, Sexualidades e Diversidade.

 

Angela Ribeiro Ferreira

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em História e Cultura pela UEPG. Graduada em Licenciatura em História. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professora na área de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado em História, Professora no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA-UEPG/UFRJ. Vice-coordenadora ProfHistória de 2016-2021, Coordenadora do ProfHistória 2021-2023, Vice-Coordenadora ProfHistória 2023-2025. É Líder do Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades – LAGEDIS (CNPq). Vice-Líder do Laboratório de Estudos sobre Formação de Professores e Ensino de História – LEFOPEH (CNPq). Co-Tutora do PET – Programa de Educação Tutorial de História: Educação e Diversidade. Coordenadora de Área do PIBID-História/UEPG. A pesquisa e a produção atual está em torno da área de formação de professores de história, currículo, ensino de história, livro didático, gênero e ensino de História e gênero

 

 

LISTA DE DEPETIANOS QUE JÁ FIZERAM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

Nome dos Petianos

Dia de entrada

Dia de saída

MARCUS VINICIUS ADAMOWICZ FILHO 07/12/2010 08/09/2011
JAKELINE FRANCIELE RIBEIRO DA LUZ 07/12/2010 31/01/2012
MARCOS PHELIPE MAKOSKI TRANCOSO 07/12/2010 24/02/2014
SABRINA RIBEIRO PORSCH 08/12/2010 28/02/2013
EDILAINE GRZYGORCZYK 08/12/2010 19/06/2013
ANA RUBIA PEDROSO 10/12/2010 31/01/2012
ALANA RASINSKI DE MELLO 15/12/2010 31/01/2012
ANA FLAVIA BRAUN VIEIRA 15/12/2010 31/01/2013
MERYLIN RICIELI DOS SANTOS 14/01/2011 08/07/2013
ANA PAULA MIERZEJEWSKI SPASIUK 15/01/2011 04/07/2011
EVLIN APARECIDA FRANDOLOSO 17/01/2011 02/02/2011
PRISCIELLI DO CARMO ROZO CERDEIRA DA ROSA 06/04/2011 24/09/2012
ANDERSON DOS SANTOS 03/10/2011 31/01/2015
THIAGO DA SILVA BERGER 06/10/2011 28/02/2015
LILYAN ALMEIDA CORDEIRO 07/10/2011 28/02/2015
VINICIUS MARTINS HRUSCHKA 01/04/2012 15/02/2013
GUILHERME ALVES PEDLOWSKI 03/04/2012 24/03/2014
JULIANE ROBERTA SANTOS MOREIRA 03/04/2012 14/08/2012
GIULIANO BOREK RIBEIRO 04/04/2012 01/02/2014
PAMELLA LOUISE CAMARGO 09/03/2013 24/02/2014
VILMAR FELIPE BATISTA DE CARVALHO 11/03/2013 09/05/2014
CAROLINE APARECIDA GUEBERT 11/03/2013 31/01/2015
ANA BEATRIZ DE BIASSIO CARNEIRO 15/08/2013 31/01/2015
RAFAEL ANDRE MARCON 15/08/2013 22/02/2017
AUDREY FRANCINY BARBOSA 02/09/2013 30/05/2015
JOAO ELTER BORGES MIRANDA 14/03/2014 30/05/2015
KAREN CRISTINA BARROS DOS SANTOS 14/03/2014 22/02/2017
JORGE GABRIEL MANOSSO 14/03/2014 22/02/2017
MARIANA SCHULTZ PUSCH 01/09/2014 30/08/2015
ANA CAROLINA SPRENGER VALUS 01/09/2014 11/08/2016
FERNANDA HOMANN HRYCYNA 01/09/2014 27/02/2015
PABLO KYOSHI ROCHA 02/09/2014 10/05/2016
GUSTAVO FERREIRA 02/09/2014 08/06/2017
FERNANDA HOMANN HRYCYNA 01/03/2015 17/09/2015
LIRIANE VALERIA PEREIRA SOARES 01/03/2015 10/05/2016
JESSICA ALMEIDA SACHS 01/03/2015 10/05/2016
HENRIQUE SERRA MARCONDES 01/08/2015 10/05/2016
KEVIN LUIZ DA SILVA 01/08/2015 22/02/2017
DALLESKA DE FATIMA LOPES 01/10/2015 16/03/2017
LUANA CAMARGO 13/05/2016 01/03/2018
JOAO ANTONIO MACHADO 13/05/2016 08/06/2017
ANA KARLA DE ALMEIDA MAINARDES 13/05/2016 17/12/2018
LUIZ FERNANDO PEREIRA DO PRADO 03/06/2016 17/12/2018
RAYSSA SCHNEIDER 06/06/2016 29/04/2019
ANA PAULA BARABACH 30/08/2016 27/04/2018
THAIS DA SILVA OSGA 03/03/2017 14/06/2017
JANAINE CAROLINE MEIRA 06/03/2017 20/12/2019
HUGO FRANCISCO GARCIA PINHEIRO DE OLIVEIRA 16/03/2017 20/12/2019
JENNIFER CAROLINE DIAS 15/06/2017 11/09/2019
SAMILLY FERNANDES 17/06/2017 07/09/2017
LAJILA CHANDRA FILIPAKI CARNEIRO 20/06/2017 17/12/2018
ELISON NOGUEIRA 30/01/2018 29/04/2019
BRENDA CAROLINA BUSATO ROTTER 02/03/2018 20/12/2019
HELOISE HELENA DOS SANTOS SOUZA 28/04/2018 20/12/2019
ALEXANDRE WITKOWSKI 07/12/2018 20/12/2019
CAROLINA KRZYZANOSKI DOS SANTOS 18/12/2018 10/02/2020
GIOVANA RODRIGUES MARTINS 18/12/2018 11/11/2020
BRUNO EDUARDO CORDEIRO PAULA E SILVA 29/04/2019 12/09/2019
THUANY CRISTINA DE OLIVEIRA 06/05/2019 11/09/2019
MURILO STEFANO DE OLIVEIRA ARAUJO 07/11/2019 07/11/2019
AMANDA DOVORAK 22/06/2020 07/09/2020
GABRIELA FERNANDA PRADA 22/06/2020 04/11/2020
JAQUELINE DE FATIMA PIETRALA 11/03/2020 08/09/2020
LARISSA DE FÁTIMA PRZYBYSZSWSKI 11/03/2020 16/09/2020

 

 

COMO O PET INFLUENCIOU OS EX-PETIANOS

Convidamos os petianos que já passaram pelo PET, para compartilharem conosco a sua experiência pessoal como petiano e para nos contar como o PET agregou na sua trajetória acadêmica.

Leia a seguir algumas das experiências compartilhadas:

“O PET me proporcionou muitas experiências boas. Em meu primeiro projeto como petiano realizamos uma atividade de extensão nas escolas públicas e essa foi a minha primeira atividade após entrar na graduação em uma escola, a empatia que este projeto exigia foi algo que me mudou. Foram muitas experiências, mas gostaria de ressaltar apenas mais uma, meu primeiro evento acadêmico fora da UEPG foi algo mágico e uma alegria imensurável.”

“A partir do acesso a diferentes projetos e atividades, o PetHistória abriu meus olhos para diferentes mundos e me colocou em contato direto com eles. Me tornou uma pessoa muito mais aberta e sensível para diferentes situações, me trouxe força para lutar por um mundo melhor, mais igualitário e também inspirou a seguir meus sonhos. Conheci pessoas incríveis e de diferentes histórias, que me ajudaram no crescimento pessoal e também profissional.”

 

PETIANOS ATUAIS

Petianos

Dia de entrada
BEATRIZ FRANCO DOS SANTOS SILVA 17/06/2017
FREDERICO RENAN HILGENBERG GOMES 17/06/2017
GABRIELA CAROLINE DE OLIVEIRA 18/12/2018
THALIA EDVIRGENS DE ALMEIDA 21/12/2019
JOAO VICTOR SCHASIEPEN 13/09/2019
HENRIQUE GUSTAVO VIANA 30/04/2019
HENRIQUE MATHEUS KOZOWSKI 20/08/2019
VITOR BOMFIM LOPES 20/08/2019
ALEXANDRE AUGUSTO MEDEIROS KAPUSNIAK 20/08/2019
JAQUELINE DE LIMA CORDEIRO 20/08/2019
PAULO HENRIQUE PROENCA DOS SANTOS 11/03/2020
ANA CAROLINE MIKA

11/03/2020

 

 

ATIVIDADES JÁ REALIZADAS

Dentre as atividades já realizadas pelo grupo PET atual, podemos citar:  Cine Pet, Clube da Leitura, Apresentando a UEPG , Arquivo dos Pés, PETcast, Atividades administrativas do PET, Ações integradas do InterPET UEPG.

Infelizmente no ano de comemoração dos 10 anos do PET, nossas atividades foram interrompidas devido a pandemia de Coronavírus, mas mesmo assim continuamos mantendo nossas discussões e encontros pela forma remota. Além de termos a possibilidade de utilizar os meios de comunicação online para podermos discutir com um publico mais vasto, como é o caso do nosso Instagram pelo qual fizemos indicações de livros, filmes e documentários para que nossos seguidores, no caso grande parte acadêmicos do curso de História, pudessem ter marial para estudar ese intreter durante o periodo de distanciamento social.

Mas uma das atividades realizadas nessa período foi o nosso Clube de Leitura realizado em julho de 2020, tendo como livro de discussão “Apologia da História” de Marc Bloch , no qual os petianos tiveram contado com acadêmicos de outros estados, possibilitando a diversidade, não apenas de sotaques e rostos novos, mas também de experiências e ideias tornando essas experiência nova muito enriquecedora.

Tal experiência abriu as portas para novos projetos, como o nosso PODCAST (ou PETCAST), projeto voltado para dividir com o público mais amplo nossas discussões realizadas em grupo. Além de nos motivar a criar um Grupo de Estudos voltado para questões étnico-raciais, que foram assuntos muito debatidos por nosso grupo, durante o ano de 2020.

 

 

PET ALÉM DAS FRONTEIRAS 

Mesmo com a pandemia e o distanciamento social as nossas atividades continuaram, mesmo com essa nova realidade, nosso grupo foi estimulado pelos nossos tutores  a fazer discussões de maneira remota. Tais discussões, que não teríamos na grade regular da graduação, possibilitaram o exercício de ler, debater e nos fazer refletir a respeito dos temas que tiveram muita repercussão em 2020.

O Clube de Leitura de também foi um exercício para exercitar, não apenas o dialogo com acadêmicos de outras instituições, mas também para derrubar algumas barreiras internas, como a timidez e falar em público.

Outro elemento que foi além das fronteiras do distanciamento social foi o PETcast, no qual tivemos vários convidados e gerou a possibilidade dos acadêmicos de História poderem estudar e ter contado com esses debates.

O próximo projeto do PET História é realização do Grupo de Estudos Lélia Gonzáles, que terá como objetivo debater assuntos relacionados a questões étnicos-raciais no Brasil.

 

 

CONCLUSÃO E PLANOS PARA O FUTURO

Não foi possível ter acesso ou registro de todas as atividades que o grupo PET História realizou em todos esses 10 anos de existência, mas mesmo assim esperamos que essa atividade realizada sirva de homenagem para todos aqueles acadêmicos e professores que fizeram parte da nossa história.

Gostaríamos de agradecer cada um pelo seu trabalho dentro do grupo e pelo seu tempo de dedicação, não apenas por manterem o grupo PET História unido, mas também pelo seu trabalho em dar suporte para os outros acadêmicos e , também, pelos projetos de extensão que possibilitaram as pessoas de fora da Universidade a nos conhecer um pouco.

Apesar da pandemia e de outros desafios o grupo PET História tem planos para que suas atividades permaneçam enriquecendo nossas experiências como grupo e contribuindo para a formação de nossos outros colegas de graduação para dar continuidade ao legado dos nossos ex-colegas petianos. Embora o futuro seja incerto estamos aqui, não apenas, para celebrar esses dez anos, mas também para desejar felicidade, sucesso, saúde e esperança nesses tempos difíceis…

 

Que venham mais dez anos!!!

Skip to content