O Programa

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPGECM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa teve início no ano 2000 e foi reconhecido pela CAPES no ano de 2001, sendo o primeiro programa da Universidade reconhecido pela CAPES.

No mesmo ano, o Programa foi contemplado com R$ 1.800.000,00 do Edital/UGF (Unidade Gestora de Fundo) do Paraná Tecnologia, órgão ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, com o projeto “Implantação do Centro de Pesquisa em Materiais”.

A ideia central da época foi criar uma infraestrutura básica para o desenvolvimento de pesquisas avançadas em materiais, incorporando as três linhas de pesquisa do Programa, inseridas na área de concentração Desenvolvimento e Caracterização de Materiais, à época com a coordenação do Prof. Dr. Egon Antonio Torres Berg.

O PPGECM foi um grande divisor de águas na instituição, pois em 1994 e 1998 foram criados dois mestrados na UEPG, mas ambos vinham da tradição das especializações e eram pagos. O então mestrado em Engenharia de Materiais impactou a instituição, mostrando o correto caminho de uma pós-graduação stricto-sensu, gratuita e com financiamento por agências de fomento por meio de captação de recursos via projetos, isto é, currículos e qualidade dos projetos.

A partir de então, houve uma grande discussão institucional e foi tomada a decisão de transformar toda a pós-graduação stricto-sensu em gratuita.

Em abril de 2016 a proposta de abertura de curso de Doutorado foi aprovada pela Capes e o curso de doutorado começou a funcionar em agosto de 2016, com 5 (cinco) alunos matriculados. Ao final de 2020 o programa possuía 29 (vinte e nove) alunos de doutorado e 32 (trinta e dois) alunos de mestrado matriculados.

Em 18 de novembro de 2020 o Programa teve sua primeira defesa do curso de doutorado, de Ricardo Sanson Namur, um marco na história do PPGECM, que também atingiu a marca de 177 (cento e setenta e sete) mestres titulados. Ao final de 2024, o PPGECM atingiu 204 defesas de mestrado e 19 de doutorado.


CONTEXTUALIZAÇÃO

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, localizada na região centro-sul do Estado e abrangendo 22 municípios em sua área de influência, foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Lei no 6.034, de 6 de novembro de 1969, e Decreto no 18.111, de 28 de janeiro de 1970, é uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná, que resultou da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa adota como referência de planejamento seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O atual PDI/PPI tem vigência no período 2023-2027 e tem como objetivo principal a busca pela excelência no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa e na extensão, de modo que a UEPG possa ser reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade acadêmica.


OBJETIVOS

  • Formar mestres em Engenharia e Ciência de Materiais, capacitados para desenvolver atividades de docência e pesquisa, relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de materiais;
  • Produzir conhecimentos técnicos e científicos que contribuam para o desenvolvimento de materiais tradicionais e avançados (cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos) e suas aplicações;
  • Elevar a cultura e o conhecimento das novas tecnologias em materiais de forma a atender às necessidades da sociedade, elevando o padrão social de vida;
  • Formar mão de obra altamente qualificada que venha a atender o novo perfil de desenvolvimento tecnológico do Paraná, com a vinda de indústrias de alta tecnologia para a região;
  • Contribuir, por meio de projetos de pesquisa conjunto com as indústrias, para o desenvolvimento tecnológico das indústrias da região dos Campos Gerais e também de outras regiões do Estado.
  • Contribuir para a qualificação de professores de Instituições de Ensino Superior da região dos Campos Gerais como também de IES de outros estados.

ÁREA

A área de concentração do mestrado é “Caracterização e Desenvolvimento de Materiais” tendo atualmente 3 (três) linhas de pesquisa:

  • Caracterização de materiais

Descrição: A linha de pesquisa caracterização de materiais está relacionada com a determinação das propriedades e características dos materiais por meio de diversas técnicas (espectroscópicas, térmicas, morfológicas, entre outras) em função de parâmetros de processo ou composicionais. Está relacionada também com o desenvolvimento de técnicas para caracterizar propriedades específicas dos materiais.

  • Processamento de materiais

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como aspectos relevantes: o estudo da influência do processamento em propriedades e características dos materiais; o desenvolvimento de novas técnicas de processo; e a otimização de parâmetros operacionais com a finalidade de se atingir uma característica específica para o material de estudo.

  • Degradação e meio ambiente

Descrição: Degradação e Meio Ambiente é uma linha de pesquisa relacionada ao estudo dos processos degradativos, como corrosão, biodegradação e foto-oxidação, e as variáveis que os determinam. Também abrange pesquisas relacionadas ao impacto de materiais no meio ambiente e formas de preservá-lo, como trabalhos relacionados à utilização de resíduos sólidos não perigosos.


PERFIL DO EGRESSO

Perfil do Egresso

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Ciências de Materiais, têm como objetivos principais formar profissionais capacitados e qualificados para atuar no mercado profissional principalmente nas indústrias da região e em instituições de nível superior; Enriquecer a competência científica-profissional dos pós-graduandos; Desenvolver projetos de pesquisa em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais; Estudar e desenvolver novos materiais e processos que contribuam para o estabelecimento de uma tecnologia adequada às condições da região e do País. Desenvolver pesquisa científica e tecnológica em nível de excelência e compatível com as exigências nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia; Permitir que a Universidade ocupe seu espaço como elemento de vanguarda na inovação tecnológica, com inserção nas economias regional e nacional, pela capacidade de desenvolver ensino e transferir os resultados das pesquisas de elevado padrão científico e tecnológico.

 

  • formar mestre em Engenharia e Ciência de Materiais capacitados a desenvolver atividades de docência e pesquisa, relacionadas à pesquisa, inovação e desenvolvimento de materiais;
  • elevar a cultura e o conhecimento das novas tecnologias em materiais de forma a atender às necessidades da sociedade, elevando o padrão social de vida;
  • produzir conhecimentos técnicos e científicos que contribuam para o desenvolvimento de materiais tradicionais e avançados (cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos) e suas aplicações;
  • formar mão de obra altamente qualificada que venha a atender o novo perfil de desenvolvimento tecnológico do Paraná, com a vinda de indústrias de alta tecnologia para a região; e
  • auxiliar, por meio de projetos de pesquisa conjunto com as indústrias, o desenvolvimento tecnológico das indústrias da região dos Campos Gerais e também de outras regiões do Estado.

RECURSOS FINANCEIROS

O suporte financeiros:

  • CNPq
  • CAPES
  • Finep
  • Fundação Araucárica
  • Convênio de pesquisa e desenvolvimento com empresas
  • Proap UEPG
Skip to content