Créditos e Disciplinas
MESTRADO
É exigido o mínimo de 75 créditos para defesa.
Para concluir o mestrado o discente deve cumprir um total de 75 créditos que equivalem a 1125 horas em disciplinas.
Destas, os créditos cumpridos devem ser distribuídos em:
• 14 créditos em disciplinas OBRIGATÓRIAS;
• 02 créditos em disciplinas OPTATIVAS DE DOMÍNIO CONEXO;
• 08 créditos em disciplinas OPTATIVAS DE LINHA DE PESQUISA;
• 51 créditos em disciplinas de ATIVIDADES DE PESQUISA.
Discentes não bolsistas ficam dispensados da obrigatoriedade dos 2 créditos da disciplina Estágio de Docência na Graduação (parte integrante dos 14 créditos em disciplinas obrigatórias), entretanto, podem optar por fazer a mesma, ou cumprir mais 2 créditos em disciplina optativas de domínio conexo ou de linhas. Assim ambos discentes, bolsistas e não bolsistas, deverão totalizar o mínimo de 75 créditos no curso do PPGB em nível de mestrado.
DOUTORADO
É exigido o mínimo de 140 créditos para defesa.
Para concluir o Doutorado o discente deve cumprir um total de créditos que equivalem a 2100 horas em disciplinas.
Destas, os créditos cumpridos devem ser distribuídos em:
• 14 créditos em disciplinas OBRIGATÓRIAS;
• 02 créditos em disciplinas OPTATIVAS DE DOMÍNIO CONEXO;
• 24 créditos em disciplinas OPTATIVAS DE LINHA DE PESQUISA;
• 100 créditos em disciplinas de ATIVIDADES DE PESQUISA.
Discentes não bolsistas ficam dispensados da obrigatoriedade dos 2 créditos da disciplina Estágio de Docência na Graduação (parte integrante dos 14 créditos em disciplinas obrigatórias), entretanto, podem optar por fazer a mesma, ou cumprir mais 2 créditos em disciplina optativas de domínio conexo ou de linhas. Assim ambos discentes, bolsistas e não bolsistas, deverão totalizar o mínimo de 140 créditos no curso do PPGB em nível de doutorado.
Obs: Quando discente bolsista do Doutorado, terá obrigatoriedade de cumprir mais 2 créditos de Estágio de Docência na Graduação 3, totalizando 16 créditos em disciplinas obrigatórias, ou seja, a execução mínima de 142 créditos para a defesa de Tese.
Discente em nível de Doutorado do PPGB, egresso do mestrado do PPGB, tendo concluído o mesmo em até cinco anos antes do ingresso no Doutorado, poderá solicitar convalidação de 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias e 2 (dois) créditos em disciplina de domínio conexo, totalizando 10 créditos (150 h). Também, poderão integralizar até 25% dos seus créditos em disciplinas optativas fora do PPGB (6 créditos no máximo), que deverão ser realizados com anuência do orientador, cujo aproveitamento deverá ser aprovado pelo Colegiado Local e homologado pelo Colegiado Geral.
Disciplinas
| Disciplina | Nível | Horas/Créditos |
| Energia e Bioenergia | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Combustíveis e Biocombustíveis | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Seminários I | Mestrado | 30h/2 créditos |
| Seminários II | Mestrado | 30h/2 créditos |
| Seminários III | Doutorado | 30h/2 créditos |
| Seminários IV | Doutorado | 30h/2 créditos |
| Estágio à Docência na Graduação 1 | Mestrado | 30h/2 créditos |
| Estágio à Docência na Graduação 2 | Doutorado | 30h/2 créditos |
| Linha 1 - Biocombustíveis | ||
| Disciplina | Nível | Horas/Créditos |
| Matérias primas florestais, agroindustriais e alternativas | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Composição e caracterização de biomassa e biocombustíveis | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Linha 2- Energias Renováveis | ||
| Disciplinas | Nível | Horas/Créditos |
| Energia Solar | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Produção e Uso de Hidrogênio e Células Combustíveis | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Ambas as Linhas - Linhas 1 e 2 | ||
| Disciplinas | Nível | Horas/Créditos |
| Avaliação Socioeconômica e Financeira de Produtos e Processos | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Aspectos e Impactos Ambientais | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Aplicação e Processos de Uso de Coprodutos | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Estocagem, Transmissão e Logística de Distribuição de Energia | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Tecnologia e Inovação em Biocombustíveis e Energias Renováveis | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Sistemas Energéticos Híbridos | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Disciplina | Nível | Horas/Créditos |
| Planejamento Experimental | Mestrado e Doutorado | 30h/2 créditos |
| Metodologia da Pesquisa Científica | Mestrado e Doutorado | 30h/2 créditos |
| Disciplina | Nível | Horas/Créditos |
| Tópicos Especiais I | Mestrado e Doutorado | 15h/ 1 créditos |
| Tópicos Especiais II | Mestrado e Doutorado | 30h/ 2 créditos |
| Tópicos Especiais III | Mestrado e Doutorado | 60h/4 créditos |
| Disciplina | Horas/Créditos |
| Dissertação 1 | 120h/ 8 créditos |
| Dissertação 2 | 120h/ 8 créditos |
| Dissertação 3 | 225h/15 créditos |
| Dissertação 4 | 300h/20 créditos |
| Disciplina | Horas/Créditos |
| Tese 1 | 150h/ 10 créditos |
| Tese 2 | 150h/ 10 créditos |
| Tese 3 | 150h/10 créditos |
| Tese 4 | 150h/10 créditos |
| Tese 5 |
225h/15 créditos |
| Tese 6 | 225h/15 créditos |
| Tese 7 | 225h/15 créditos |
| Tese 8 | 225h/15 créditos |
