A Comissão Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédica da UEPG, tem a missão de organizar e desenvolver o processo de autoavaliação do Programa. Para realizá-lo foi elaborada um projeto de autoavaliação em 2019, considerando as orientações emanadas da Política da Capes sobre o novo modelo de avaliação para os Programas de Pós-graduação em consonância com a solicitação e instruções da Pró-reitora de Pós-Graduação da UEPG. Os resultados do processo avaliativo do quadriênio (2021-2025) foram tabulados e analisados pela Coordenação da Comissão de Autoavaliação do Programa.
O processo como um todo, culminou na reformulação do Programa. Após aprovação do Comissão de Pós-graduação (CPG) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEPG, por conseguinte, do novo Regulamento do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas – Curso de Mestrado, da UEPG (RESOLUÇÃO CEPE – Nº 2024.30) em 2024 uma nova proposta de Curso foi implementada.
Na atualidade, o PPG-CB segue enfrentando desafios importantes, o que torna necessário o planejamento e a tomada de decisões para a gestão de curto, médio e longo prazo. O Planejamento Estratégico do PPG-CB é resultado de um processo de reflexão sobre a situação passada e presente do PPG-CB, realizado a partir da autoavaliação, levando em consideração a missão e visão do Programa articulado com o PDI.
Como auxílio a elaboração do planejamento estratégico foi utilizada a ferramenta matriz SWOT, cuja descrição correspondente ao ambiente interno e externo, os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças concernentes ao Programa. O Planejamento Estratégico do Programa está intimamente alinhado Autoavaliação do curso, sendo que este foi o principal subsídio para o diagnóstico e, por conseguinte, elaboração de estratégias e metas futuras (2025-2028).