Publicações

Publicados em 2018:

Título Pensar a Netflix: séries de pop filosofia e política
Autores Bruno Cava; Murilo Duarte Costa Corrêa
Ano 2018
Editora  DPlácido
Páginas 262
ISBN 978-85-8425-896-3
Formato -X-X
Resumo Todo problema da filosofia está no fato de que ela ainda não é pop o bastante: ela ainda não faz máquina de modo a rivalizar, ou diferir, em conexão com a dos algoritmos. É isso o que quer dizer inventar a pop filosofia que falta: produzir as núpcias diabólicas entre o conceito e as intensidades pop; construir a filosofia como uma máquina de expressão coletiva na imanência do circuito das imagens e das redes. Um conceito deve produzir efeitos de verdade como uma corrente de WhatsApp. Disseminar-se como uma hashtag de Twitter. Bombar como um meme de Facebook. Isso faz do pop um procedimento político. A teoria cítrica que produz a equivalência geral de todas as imagens singulares não passa da condição necessária, mas não suficiente, para que as intensidades pop possam afetar a filosofia.
Compra Livraria DPlácido

 


Título

Ciências Sociais Aplicadas Cotidiano e Representações 

Autores  Alfredo Cesar Antunes, Constantino Ribeiro de Oliveira Junior e Eliane de Fátima Rauski (Org)
Ano 2018
Editora  Texto e Contexto
Páginas 178
ISBN 978-85-94441-09-6
Formato  X-X -X
Resumo Aproximar as Ciências Sociais Aplicadas com a produção do conhecimento sobre o cotidiano e suas representações sociais é o objetivo centra desta coletânea.Essa aproximação é fruto do trabalho desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestrado e doutorado interdisciplinar, por meio da área "Cidadania e Politicas Públicas" e suas linhas de pesquisa em "Estado, Direito e Politicas Públicas" e "História, Cultura e Cidadania". Os trabalhos contidos nesta obra são frutos de temas vinculados às dissertações e teses que tiveram como espaço de construção a disciplina "Realidade Conceitos Sociais, Representações e Imaginário", com interfaces entre os diversos núcleos de pesquisa do Programa. Entre eles o Núcleo de Esporte, Lazer e Sociedade.
Compra  X-X-X

 


Título

DESENVOLVIMENTO, GÊNERO E POBREZA

DESENVOLVIMENTO, GÊNERO E POBREZA
Autoras BERNADETE MACHADO SERPE; LENIR APARECIDA MAINARDES DA SILVA (ORGS.)
Ano 2018
Editora  UEPG
Páginas 280
ISBN 978-85-7798-235-6
Formato 16x23cm
Resumo O conjunto de textos reunidos neste livro promove a discussão de três temas principais: desenvolvimento, gênero e pobreza. Tratar dessas problemáticas requer uma ruptura com o pensamento dicotômico que analisa o ambiente separado do desenvolvimento e dos seus impactos sociais. Aqui esses elementos são discutidos em suas contradições a fim de problematizar a forma como a realidade histórica tem sido construída e desconstruída nas diferentes abordagens. A coletânea foi dividida em três partes que retratam: o desenvolvimento, meio ambiente e pobreza; o desenvolvimento rural; o desenvolvimento e gênero.  Assim, os capítulos do livro buscam provocar o leitor a ir ao encontro de elementos que promovam o pensamento crítico perante as questões do desenvolvimento, gênero e pobreza, relacionados com a problemática ambiental que se coloca como elemento primordial para as reflexões sobre justiça social e igualdade de gênero.
Compra Editora UEPG