Estrutura do Curso

QUANTIDADE DE CRÉDITOS EM DISCIPLINAS

Mestrado: As atividades programadas para o Mestrado devem totalizar 30 (trinta) créditos sendo 14 (quatorze) em disciplinas optativas- a incluir “Estágio em Docência no Mestrado” quando houver ( 4 créditos), 8 (oito) em disciplinas obrigatórias e 4 (quatro) nas disciplinas “Orientação de Dissertação e Tese I e II”, com o desenvolvimento de pesquisas sob orientação de um Docente do Programa. Com a aprovação da dissertação, são obtidos mais 4 (quatro) créditos.

Doutorado: As atividades programadas para o Doutorado devem totalizar 64 (sessenta e quatro) créditos sendo 36 (trinta e seis) em disciplinas optativas- a incluir “Estágio em Docência no Doutorado” I e II quando houver, 8 (oito) em disciplinas obrigatórias e 8 (oito) nas disciplinas “Orientação de Dissertação e Tese I, II, III e IV”, com o desenvolvimento de pesquisas sob orientação de um Docente do Programa. Com a aprovação da tese, são obtidos mais 12 (doze) créditos. O aluno que pretender concluir o Doutorado em menor tempo, poderá integralizar os 64 créditos de disciplinas sem necessariamente realizar todos os 12 créditos nas disciplinas ODT.

Mais informações: Regulamento do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UEPG-2017.

ESTÁGIO ORIENTADO EM DOCÊNCIA – BOLSISTAS DA CAPES

O estágio orientado em docência é obrigatório apenas para os bolsistas de demanda social da CAPES e será realizada de acordo com a regulamentação da Universidade segundo Resolução CEPE.

APRESENTAÇÃO DE PROJETO E METODOLOGIA DE PESQUISA I

Mestrado: Ao final do primeiro semestre e coincidindo com o término da disciplina Metodologia da Pesquisa I, os candidatos deverão apresentar projeto de dissertação acatado por um orientador credenciado pelo programa em sessão extraordinária do Colegiado do Curso de Mestrado, aberta aos interessados.

Doutorado: Dentro de 12 (doze) meses após o início do programa, os alunos de doutorado deverão realizar a Qualificação I do seu Projeto de Pesquisa. No Projeto deverão constar: Título, Nome do Candidato, Nome do Orientador, Introdução, Metodologia, Cronograma de Execução e Referências.

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

Para os alunos de Mestrado, a aprovação no exame de suficiência deve ser obtida dentro de 18 meses após a matrícula do discente. A aprovação deve ser equivalente ao nível B1 (Intermediário) ou nota maior que 7,0.

Para os alunos de Doutorado (DO), a aprovação no exame de suficiência deve ser obtida dentro de 30 meses após a matrícula do discente. A aprovação deve ser equivalente ao nível B2 (Intermediário elevado) ou nota maior que 8,0.

Podem-se admitir exames aplicados por escolas de línguas credenciadas pela UEPG, bem como outros testes de instituições certificadoras (TOEFL, IELTS, universidades federais), desde que a pontuação desses testes seja aprovada pelo Colegiado do Programa e equivalente aos níveis determinados anteriormente. Para o PPGCTA, só serão aceitos testes de proficiência dentro de 2 anos desde a emissão do comprovante.

O curso ofertado pelo programa Paraná fala Inglês também será aceito, desde que a conclusão do nível seja equivalente ao mínimo exigido pelo PPGCTA. O aluno também deve ter a aprovação por nota e frequência no curso.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Mestrado: Até o vigésimo terceiro mês (23 MESES) após o inicio do curso, os mestrandos obrigatoriamente deverão submeter-se ao Exame de Qualificação, a ser fundamentado em seu projeto de dissertação, em elaboração já com resultados definitivos, perante uma banca constituída por professores orientadores do programa e presidida pelo orientador do candidato. A composição da banca examinadora deverá ser homologada previamente em reunião ordinária do Colegiado do curso.

Doutorado: Ao final do sétimo semestre (42 MESES), os doutorandos obrigatoriamente deverão submeter-se ao Exame de Qualificação, a ser fundamentado em seu projeto de tese, em elaboração já com resultados definitivos, perante uma banca constituída por professores orientadores do programa e presidida pelo orientador do candidato. A composição da banca examinadora deverá ser homologada previamente em reunião ordinária do Colegiado do curso.

REGULAMENTAÇÃO DO CURSO

RESOLUÇÃO CEPE No 035, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017. Regulamento do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UEPG.