Visita Internacional do Professor Dr. Giurgiulescu Liviu, da Technical University of Cluj Napoca (UT Cluj) da Romênia.

Em Março de 2020, antes do início da quarentena no Brasil, o PPGCTA recebeu a visita internacional do professor associado Dr. Giurgiulescu Liviu, da Technical University of Cluj Napoca (UT Cluj) da Romênia.  A vinda do professor trata-se do primeiro passo de um projeto aprovado pela UT Cluj em convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no final de 2018 pelo Programa ERASMUS+, que prevê a mobilidade acadêmica e docente. O professor visitou as instalações do Centro de Tecnologia Agroalimentar (CTA) – UEPG e conheceu os demais professores do colegiado da pós-graduação. A próxima etapa será a ida de um professor membro do colegiado da pós-graduação para a Romênia, selando a parceria entre as instituições. Esta ida está prevista para outubro desse ano.

“Os recursos para despesas de viagem e estadia, incluindo os bilhetes aéreos são financiados pelo Programa, com recursos da União Europeia. Concluída com sucesso essa primeira etapa, haverá apoio financeiro à mobilidade de até quatro estudantes de pós-graduação, dois Romenos e dois Brasileiros, para permanecerem no país estrangeiro por um período de até 10 meses, cursando disciplinas e desenvolvendo partes de seus projetos de dissertação ou tese”, como explica o pró-reitor, Professor Dr. Ivo M. Demiate.

No dia 03 de março de 2020, às 14h no auditório do CIPP, o Professor Liviu ministrou uma palestra aberta aos alunos do PPGCTA e demais interessados, abordando os temas “Wine and vines from Romania; Possibility to increase antioxidant compounds in red wines by biotechnology methods; Heavy metals content in red and white wines from Romania“, iniciando com uma apresentação de seu país, a Romênia, e das instalações da Technical University of Cluj Napoca. O professor reforçou a importância de colaborações internacionais, como a que está sendo iniciada entre os Programas de Pós-Graduação de Ciência de Alimentos da UT Cluj e a UEPG.

O Dr. Giurgiulescu Liviu é Professor Associado da Technical University of Cluj Napoca desde 2007, pelo Departamento de Química e Biologia. Sua pesquisa abrange estudos de compostos fenólicos, atividade antioxidante e metais pesados nas áreas de Biotecnologia de Vinhos, Segurança Alimentar e Produtos Fermentados.

Texto: Rafaela Gomes e Natália Cravo

Fotos: Alessandro Nogueira