TESES
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
| Entre os caminhos da docência: elementos constitutivos da identidade profissional de professoras de bebês no município de Ponta Grossa – PR | Izabelle Cristina de Almeida |
Susana Soares Tozetto |
| A concepção de educação especial na perspectiva inclusiva na formação inicial do pedagogo | Analia Maria de Fatima Costa | Vera Lucia Martiniak |
| Representações de educação das mulheres no jornal Diário dos Campos na primeira metade do século XX: do habitus de leitura à prática de escrita | Karina Regalio Campagnoli | Névio de Campos |
| A produção do conhecimento em História da Educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades do Paraná (1984-2020) | Jaine dos Santos Floriano | Maria Julieta Weber |
| Título | Autor (a) | Orientador (a) |
| Instituições de longa permanência: o acolhimento e a educação permanente de idosos | Sheila Fabiana de Quadros | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| A política pública de formação de professores na modalidade a distância e o habitus do egresso do curso de licenciatura em pedagogia da UEPG | Elenice Parise Foltran | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| O pensamento progressista na revista Movimento da União Nacional dos Estudantes (1962-1963) | Carla Michele Ramos Torres | Maria Isabel Moura Nascimento |
| Conhecimento e poder na organização e desenvolvimento do estágio curricular supervisionado das licenciaturas | Joseli Almeida Camargo | Celia Finck Brandt |
| Modelagem Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem: o olhar dos professores em formação | Laynara dos Reis Santos Zontini | Dionísio Burak |
| O contexto da Educação Infantil: implicações da gestão escolar na prática pedagógica | Cristiane Aparecida Woytichoski
|
Silvia Christina de Oliveira Madrid |
| Práticas curriculares com modelagem numa perspectiva da Educação Matemática: um olhar para suas dimensões | Derli Kaczmarek | Dionísio Burak |
| A construção da identidade de docentes de professores iniciantes de Ciências e Biologia de egressos do Curso de Ciências Biológicas da UENP/Jacarezinho | Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez | Susana Soares Tozetto |
| Representações sociais dos alunos do 9° ano com indícios de minorias ativas em relação à indisciplina escolar | Adriano Charles Ferreira | Ademir José Rosso |
| Política educacional na pós-graduação em Educação: uma análise a partir da trajetória coletiva dos pesquisadores | Solange Toldo Soares | Jefferson Mainardes |
| Aprendizagem da docência para o ensino de Geometria na infância no contexto da formação e da prática pedagógica | Fátima Aparecida Queiroz Dionizio | Celia Finck Brandt |
| Educação integral em tempo integral: as concepções dos docentes de uma escola municipal de ensino fundamental | Joselaine Aparecida Campos | Gilmar de Carvalho Cruz |
| Avaliação do Plano Estadual de Educação para o Sistema Prisional do Paraná: a educação escolar no contexto das penitenciárias femininas de regime fechado | Bruna Mayara Bonatto | Mary Ângela Teixeira Brandalise |
| Estágio curricular supervisionado em Filosofia: análises a partir das percepções de licenciados e de professores | Fábio Antonio Gabriel | Ana Lúcia Pereira |
| Desenvolvimento da profissionalidade docente: representações de professoras dos anos iniciais da educação básica | Camila Macenhan | Susana Soares Tozetto |
| Políticas públicas de formação de professores: uma análise a partir do contexto PIBID/UEPG | Tatiane Skeika | Ana Lucia Pereira |
| A Hegemonia Empresarial na Educação Brasileira: uma análise do Movimento Todos Pela Educação | Juliano Marcelino Deitos | Gisele Masson |
| O currículo e as artes visuais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná | Andréia Bulaty | Ana Luiza Ruschel Nunes |
| A experiência estética, a atitude estética reflexiva e a formação de professores em Artes Visuais | Donizetti Pessi | Ana Luiza Ruschel Nunes |
| Título | Autor (a) | Orientador (a) |
| Educação, cinema e linguagem cinematográfica: entrecruzamentos para uma metodologia de leitura fílmica crítica na formação inicial de professores de Artes Visuais | Adriana Rodrigues Suarez | Ana Luiza Ruschel Nunes |
| Modelagem matemática sob a ótica da teoria dos registros de representação semiótica e da educação dialógica | Helaine Maria de Souza Pontes | Celia Finck Brandt |
| Narrativas de história de vida de mulheres idosas: memória, subjetividade e relações de gênero | Simone Aparecida Pinheiro de Almeida | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| O fenômeno esporte na formação profissional no curso de licenciatura em educação física: saberes e dilemas para a prática pedagógica | Marcelo José Taques | Silvia Christina de Oliveira Madrid |
| Políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas | Marilza Pavezi | Jefferson Mainardes |
| Avaliação para aprendizagem em modelagem matemática na educação matemática: elementos para uma teorização | Gabriele Granada Veleda | Dionísio Burak |
| Trajetória intelectual do Jesuíta Leonel Franca: educação e catolicismo (1923-1948) | Natália Cristina de Oliveira | Névio de Campos |
| Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos | Vantielen da Silva Silva | Dionísio Burak |
| Um estudante bilingue, uma mãe surda e a escola: percurso de encontros, desencontros e contradições | Eliziane Manosso Streiechen | Gilmar de Carvalho Cruz |
| Configuração identitária do professor formador de docentes | Thamiris Christine Mendes | Ana Lúcia Pereira |
| José Rodrigues Vieira Netto: intelectual orgânico, professor brilhante, advogado perseguido, cidadão sem direitos | Régis Clemente da Costa | Névio de Campos |
| A educação nas penitencíárias: as relações entre a estrutura física e a prática pedagógica nas unidades penais do Paraná | Vanessa Elisabete Raue Rodrigues | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| Relações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras | Lucimar Araujo Braga | Ana Lúcia Pereira |
| Políticas públicas de formação continuada de alfabetizadores: implicações para a construção do leitor | Eliane Travensoli Parise Cruz | Vera Lúcia Martiniak |
| Título | Autor (a)
|
Orientador (a) |
| Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: uma análise contextual da produção da política e dos processos de recontextualização | Marcia Aparecida Alferes | Jefferson Mainardes |
| Formação e atuação docente de Licenciados em Música: o contexto do Estado do Paraná | Egon Eduardo Sebben | Maria José Dozza Subtil |
| A inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais no ensino regular: vozes e significados | Elizabeth Regina Streisky de Farias | Gilmar de Carvalho Cruz |
| Integração latino-americana e consciência histórica: a noção de pertencimento latino-americando de jovens brasileiros no ano de 2013 | Wilian Carlos Cipriani Barom | Luis Fernando Cerri |
| Práticas de modelagem matemática no âmbito do ensino fundamental: um olhar a partir de relatos de experiência | Marinês Avila de Chaves Kaviatkovski | Dionísio Burak |
| Representações sociais dos alunos sobre diferentes espaços de formação em cursos de licenciaturas em matemática | Denise Therezinha Rodrigues Marqus Wolski | Celia Finck Brandt |
| As representações sociais dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física sobre o que é ser professor | Ilma Célia Ribeiro Honorato | Silvia Christina de Oliveira Madrid |
| Os jornais paranaenses e a (in)visibilidade do negro e da sua educação (1853-1889) | Rosiane Machado da Silva | Maria Isabel Moura Nascimento |
| O Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PUBID - na avaliação dos licenciados da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Egressos do Programa | Graciete Tozetto Goes | Mary Ângela Teixeira Brandalise |
| Representações sociais dos alunos sobre as práticas de educação moral presentes em escolas estaduais | Viviane Terezinha Koga | Ademir José Rosso |
| Título | Autor (a)
|
Orientador (a) |
| Flávio Suplicy de Lacerda: relações de poder no campo acadêmico/político paranaense e o processo de federalização e modernização da UniversidadeFederal do Paraná (1930-1971)
|
Eliezer Félix de Souza | Névio de Campos
|
| A (in)existência de um projeto educacional para os negros quilombolas no Paraná: do Império a República
|
Lucia Mara de Lima Padilha
|
Maria Isabel Moura Nascimento
|
| Emancipação política e educação: ações educacionais para o idoso nas Instituições de Ensino Superior Públicas Paranaenses
|
Paola Andressa Scortegagna
|
Rita de Cássia da Silva Oliveira
|
| A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil
|
Silvana Stremel | Jefferson Mainardes |
| Cultura de paz e educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin
|
Nei Alberto Salles Filho | Silvia Christina Madrid Finck |
| O currículo na formação de professores de artes visuais na perspectiva hermenêutico-dialética
|
Sandra Borsoi | Ana Luiza Ruschel Nunes |
| O programa NavegaPará como política pública de inclusão digital: implicações nas escolas públicas do Estado do Pará | Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
|
Maria José Dozza Subtil |
| Representações sociais sobre os problemas e transformações socioambientais: um estudo transversal entre gerações e gêneros
|
Franciely Ribeiro dos Santos | Ademir José Rosso |
| Através do Ecrã: EAD para formar professores de história no Paraná - UEPG 2008-2014
|
Suzana Bitttencourt | Luis Fernando Cerri |
| A modelagem matemática na educação matemática como eixo metodológico da prática do professor de matemática | Carlos Roberto Ferreira | Dionísio Burak |
| O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil e a continuidade dos modos de vida dentro e fora da lona | Gláucia Andreza Kronbauer | Maria Isabel Moura Nascimento |
| Trajetória da Psicologia da Educação no curso de Pedagogia da UEPG (1962-2012): conformação e consolidação do campo de conhecimento | Audrey Pietrobelli de Souza | Névio de Campos |
| A narrativa dos idosos: análise a partir de Walter Benjamin - uma contribuição para a educação patrimonial | Márcia Maria Dropa | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| Título | Autor (a) | Orientador (a) |
| Políticas públicas educacionais na Penitenciária Estadual de Maringá-Paraná (1999-2010): possibilidade de reinserção social do apenado | Selson Garuti | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| Entre as práticas das teorias e vice-versa – a prática de ensino como componente curricular nas Licenciaturas em História no Brasil após 2002 | Angela Ribeiro Ferreira | Luis Fernando Cerri |
| Educação, Escola e Instituição de Contra Turno Social na cidade de Ponta Grossa: entrecruzamentos de valores e representações por diferentes vozes | Bernadete Machado Serpe | Ademir José Rosso |
| Representações e apropriações da pedagogia moderna no Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso de Porto União – SC (1918-1957) | Valéria Aparecida Schena | Névio de Campos |
| Conservatório Maestro Paulino (1971-2014) no contexto da formação do campo cultural em Ponta Grossa (PR): possibilidades e limites de promoção da cultura musical como elemento de humanização | Georgeana Lanzini Vendrami | Maria José Subtil |
| A atividade docente no processo formativo de acadêmicos para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos | Roseneide Maria Batista Cirino | Gilmar de Carvalho Cruz |
| Título | Autor (a) | Orientador (a) |
| A expressão do Liberalismo na Revista “A Escola” (1906 – 1910) no Paraná | Claudia Maria Petchak Zanlorenzi | Maria Isabel Moura Nascimento |
| A constituição e a implantação dos Institutos Federais no contexto da expansão do Ensino Superior no Brasil: o caso do IFC – Campus Rio do Sul | Moacir Gubert Tavares | Jefferson Mainardes |
